UTILIZAÇÃO DE MULTILINGUAGENS EM AULA DE FILOSOFIA

Autores

  • Jamile Santana Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cassiano dos Santos
  • Marina Cláudia Silva
  • Murilo Delazeri
  • Odete Burtet
  • Pablo Hentz
  • Paulo Rafael Padilha
  • Tiago Antônio de Oliveira

Palavras-chave:

conceitos, filmes, experiência, multilinguagens.

Resumo

Este trabalho tem como intuito descrever algumas das atividades realizadas no subprojeto de Filosofia do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Uma destas atividades foi a produção de vídeos, com o objetivo de proporcionar aos estudantes das primeiras séries uma aproximação mais flexível com a filosofia. Visto que esse é o primeiro contato desses estudantes com a filosofia nosso intuito era usar as multilinguagens para atrair os estudantes. Os temas escolhidos foram: o conceito de amizade em Aristóteles e sua relação com o desenho “Hora da Aventura”; Star Wars e a ética Aristotélica; O conceito de natureza nos Estoicos e o Filme “Na Natureza Selvagem”; A justiça em Platão e as tirinhas “Calvin e Haroldo”; O filme “Batman e o Cavaleiro das Trevas” e o conceito de mediania em Aristóteles. A escolha de tais temas foi realizada pensando em uma divisão de grupos de em média cinco a seis alunos que seria orientada por dois pibidianos cada, divididos também em cinco grupos. Cada dupla de pibidianos ficou responsável diretamente por um tema e seu respectivo grupo, bem como pela orientação indireta de todos os grupos e pela produção de todo material de apoio necessário. A primeira avaliação, foi uma resenha sobre o filme sorteado pelo grupo de alunos e um roteiro do próprio vídeo que produziriam sobre a relação sugerida. Assim, a principal avaliação era a produção de vídeos que envolvessem a relação da teoria de determinado filósofo com a mídia referente. Nossa intenção com essa atividade foi, além de possibilitar uma experiência diferente com a filosofia, utilizar recursos que pudessem ser manipulados com criatividade por parte dos alunos.

Downloads

Publicado

27-01-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura