A HORTA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação, Horta, Matemática, Ensino.Resumo
A HORTA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Alan Rodrigo Schiles*
Denyse de Souza*
Dirlene Aparecida de Oliveira*
Margarete Machado*
Maria Célia Moscal*
Tiago Prestes*
Rafael Lubas*
Volnei Polidoro*
Edinei da Trindade Bucher**
Cladir Teresinha Zanotelli***
Ricardo Key Yamazaki***
Marciane Mendes***
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência do grupo de acadêmicos do Curso Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática do Programa PIBID-DIVERSIDADE realizado na Casa Familiar Rural de Rio Bonito do Iguaçu. A Educação do Campo tem como um dos principais objetivos relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com a realidade do campo e experiências prévias dos alunos. Situadas em áreas rurais, as casas familiares rurais desenvolvem projetos utilizando as hortas como ponto de partida para desenvolver diferentes atividades, e ao mesmo tempo possibilitam desenvolver uma grande variedade de cultivos de hortaliças, importante fator para a agricultura familiar. Na nossa sociedade atual é possível constatar a existência de uma defasagem do conhecimento, alunos desinteressados e dificuldades de aprendizado que resultaram em uma geração de alunos desmotivados em sala de aula os quais não conseguem ver nenhum sentido nos conteúdos estudados com a realidade em que vivem. Portanto, a utilização das hortas como ferramenta pedagógica que possibilite o resgate do conteúdo visto em sala de aula com a sua realidade é uma maneira de tornar os conteúdos menos difíceis e mais divertidos. Também é possível através desta prática pedagógica resgatar conhecimentos aprendidos em casa passados pelos pais e constatar a aplicação dos mesmos na prática. É importante também ressaltar a importância de existir um acompanhamento destes alunos, com o intuito de trabalhar dificuldades quanto aos conceitos matemáticos apresentadas por cada aluno, possibilitando desenvolver maior interesse dos mesmos para o estudo da matemática. A matemática é relacionada a horta, quando analisa-se o tempo em que deve-se realizar o plantio, também relaciona a forma que a horta tem. A oficina aplicada em relação a horta, foi utilizado o circulo, quadrado e retângulo, que teve por objetivo a análise de qual das hortas seria a mais produtiva. Depois da realização dos cálculos realizados pelos alunos, chegou-se a conclusão que a horta circular seria mais proveitosa, melhor aproveitamento de espaço. Ou seja, os conteúdos que foram abordados com essa atividade foi a geometria, trigonometria. Portanto, os projetos de hortas possibilitam dar um significado para o que está sendo estudado, incentivam a participação dos alunos e conscientizam todos sobre a importância de uma alimentação saudável e possibilitam que os mesmos coloquem em prática o que aprenderam na teoria.
Palavras-chave: Educação, horta,matemática, ensino.
*Acadêmicos (as), do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo, participantes do projeto PIBID Diversidade.
**Professor da escola, Casa Familiar do Rio Bonito do Iguaçu, supervisor do projeto PIBID Diversidade, formado nas áreas de física e matemática.
***Professores atuantes na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, coordenadores do projeto PIBID Diversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.