A HORTA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Margarete Machado Machado Universidade Federal da Fronteira Sul-Laranjeiras do Sul/PR

Palavras-chave:

Educação, Horta, Matemática, Ensino.

Resumo

A HORTA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Alan Rodrigo Schiles*

Denyse de Souza*

Dirlene Aparecida de Oliveira*

Margarete Machado*

Maria Célia Moscal*

Tiago Prestes*

Rafael Lubas*

Volnei Polidoro*

Edinei da Trindade Bucher**

Cladir Teresinha Zanotelli***

Ricardo Key Yamazaki***

Marciane Mendes***

 

 

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência do grupo de acadêmicos do Curso Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática do Programa PIBID-DIVERSIDADE realizado na Casa Familiar Rural de Rio Bonito do Iguaçu. A Educação do Campo tem como um dos principais objetivos relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com a realidade do campo e experiências prévias dos alunos. Situadas em áreas rurais, as casas familiares rurais desenvolvem projetos utilizando as hortas como ponto de partida para desenvolver diferentes atividades, e ao mesmo tempo possibilitam desenvolver uma grande variedade de cultivos de hortaliças, importante fator para a agricultura familiar. Na nossa sociedade atual é possível constatar a existência de uma defasagem do conhecimento, alunos desinteressados e dificuldades de aprendizado que resultaram em uma geração de alunos desmotivados em sala de aula os quais não conseguem ver nenhum sentido nos conteúdos estudados com a realidade em que vivem. Portanto, a utilização das hortas como ferramenta pedagógica que possibilite o resgate do conteúdo visto em sala de aula com a sua realidade é uma maneira de tornar os conteúdos menos difíceis e mais divertidos. Também é possível através desta prática pedagógica resgatar conhecimentos aprendidos em casa passados pelos pais e constatar a aplicação dos mesmos na prática. É importante também ressaltar a importância de existir um acompanhamento destes alunos, com o intuito de trabalhar dificuldades quanto aos conceitos matemáticos apresentadas por cada aluno, possibilitando desenvolver maior interesse dos mesmos para o estudo da matemática. A matemática é relacionada a horta, quando analisa-se o tempo em que deve-se realizar o plantio, também relaciona a forma que a horta tem. A oficina aplicada em relação a horta, foi utilizado o circulo, quadrado e retângulo, que teve por objetivo a análise de qual das hortas seria a mais produtiva. Depois da realização dos cálculos realizados pelos alunos, chegou-se a conclusão que a horta circular seria mais proveitosa, melhor aproveitamento de espaço. Ou seja, os conteúdos que foram abordados com essa atividade foi a geometria, trigonometria. Portanto, os projetos de hortas possibilitam dar um significado para o que está sendo estudado, incentivam a participação dos alunos e conscientizam todos sobre a importância de uma alimentação saudável e possibilitam que os mesmos coloquem em prática o que aprenderam na teoria.

 

Palavras-chave: Educação, horta,matemática, ensino.

 

 

*Acadêmicos (as), do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo, participantes do projeto PIBID Diversidade.

**Professor da escola, Casa Familiar do Rio Bonito do Iguaçu, supervisor do projeto PIBID Diversidade, formado nas áreas de física e matemática.

***Professores atuantes na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, coordenadores do projeto PIBID Diversidade.


 

Biografia do Autor

  • Margarete Machado Machado, Universidade Federal da Fronteira Sul-Laranjeiras do Sul/PR

    A HORTA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

    Alan Rodrigo Schiles*

    Denyse de Souza*

    Dirlene Aparecida de Oliveira*

    Margarete Machado*

    Maria Célia Moscal*

    Tiago Prestes*

    Rafael Lubas*

    Volnei Polidoro*

    Edinei da Trindade Bucher**

    Cladir Teresinha Zanotelli***

    Ricardo Key Yamazaki***

    Marciane Mendes***

     

     

    O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência do grupo de acadêmicos do Curso Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática do Programa PIBID-DIVERSIDADE realizado na Casa Familiar Rural de Rio Bonito do Iguaçu. A Educação do Campo tem como um dos principais objetivos relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com a realidade do campo e experiências prévias dos alunos. Situadas em áreas rurais, as casas familiares rurais desenvolvem projetos utilizando as hortas como ponto de partida para desenvolver diferentes atividades, e ao mesmo tempo possibilitam desenvolver uma grande variedade de cultivos de hortaliças, importante fator para a agricultura familiar. Na nossa sociedade atual é possível constatar a existência de uma defasagem do conhecimento, alunos desinteressados e dificuldades de aprendizado que resultaram em uma geração de alunos desmotivados em sala de aula os quais não conseguem ver nenhum sentido nos conteúdos estudados com a realidade em que vivem. Portanto, a utilização das hortas como ferramenta pedagógica que possibilite o resgate do conteúdo visto em sala de aula com a sua realidade é uma maneira de tornar os conteúdos menos difíceis e mais divertidos. Também é possível através desta prática pedagógica resgatar conhecimentos aprendidos em casa passados pelos pais e constatar a aplicação dos mesmos na prática. É importante também ressaltar a importância de existir um acompanhamento destes alunos, com o intuito de trabalhar dificuldades quanto aos conceitos matemáticos apresentadas por cada aluno, possibilitando desenvolver maior interesse dos mesmos para o estudo da matemática. A matemática é relacionada a horta, quando analisa-se o tempo em que deve-se realizar o plantio, também relaciona a forma que a horta tem. A oficina aplicada em relação a horta, foi utilizado o circulo, quadrado e retângulo, que teve por objetivo a análise de qual das hortas seria a mais produtiva. Depois da realização dos cálculos realizados pelos alunos, chegou-se a conclusão que a horta circular seria mais proveitosa, melhor aproveitamento de espaço. Ou seja, os conteúdos que foram abordados com essa atividade foi a geometria, trigonometria. Portanto, os projetos de hortas possibilitam dar um significado para o que está sendo estudado, incentivam a participação dos alunos e conscientizam todos sobre a importância de uma alimentação saudável e possibilitam que os mesmos coloquem em prática o que aprenderam na teoria.

     

    Palavras-chave: Educação, horta,matemática, ensino.

     

     

    *Acadêmicos (as), do curso de Interdisciplinar em Educação do Campo, participantes do projeto PIBID Diversidade.

    **Professor da escola, Casa Familiar do Rio Bonito do Iguaçu, supervisor do projeto PIBID Diversidade, formado nas áreas de física e matemática.

    ***Professores atuantes na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, coordenadores do projeto PIBID Diversidade.

     

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Publicado

27-01-2017

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Extensão e Cultura