ENFERMEIRO FRENTE AS DIVERSIDADES NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
Planejamento. Enfermagem. Assistência de Enfermagem. OrganizaçãoResumo
Resumo: O setor de emergência oferece serviços de alta complexidade e diversidade no atendimento a pacientes em situação de risco iminente de vida. No entanto, as tecnologias avançadas utilizadas no atendimento nem sempre garantem a qualidade da assistência, pois há influência decisiva de fatores relacionados ao objeto e à força de trabalho. Na busca pela estabilização das condições vitais do paciente, o atendimento se dá por meio do suporte à vida, exigindo agilidade e objetividade no fazer. O processo de trabalho molda-se na luta contra o tempo para alcance do equilíbrio vital tido como objetivo do trabalho. Pessoas baleadas, suicidas, violentadas, politraumatizados caracterizam grande parcela dos pacientes. O enfermeiro tem importância fundamental no processo do trabalho, onde a equipe de saúde responsável pelo serviço de emergência vive diariamente sob pressão ocasionada pela necessidade do ganho de tempo, pela rapidez e precisão da intervenção, pela elevada demanda de atendimentos e experiências diárias de morte. Os pacientes, por sua vez, também encontram-se tensos e temerosos perante o desconhecido e sentem-se fragilizados, reagindo muitas vezes com agressividade. Torna-se assim um desafio para a enfermagem a construção do cuidado. Objetivo deste relato é descrever observações do trabalho desenvolvido pela enfermagem no setor de urgência e emergência, identificar as fragilidades,para assim sugerir ações como forma de contribuir para manter harmonia no ambiente. Durante nossa formação acadêmica desenvolvida no componete curricular “O cuidado de enfermagem ao adulto e idoso em condições críticas de saúde”desenvolvida no mês de agosto 2016 no pronto socorro de um hospital no oeste catarinense. Na atividade foi acompanhado o enfermeiro responsável pelo setor, bem como, as atividades por ele desenvolvidas durante o período de trabalho. Observou-se a necessidade dos enfermeiros planejarem a sua prática profissional pois, quando este assume sua função primordial de coordenador da assistência de enfermagem, implementando-a por meio do processo de enfermagem, garantindo o desenvolvimento de suas atividades básicas (administrativas, assistências e de ensino), promover conseqüentemente, a melhor organização do trabalho em equipe, que passa a direcionar seus esforços em busca de objetivos em comum que é o de prestar assistência de qualidade, atendendo às reais necessidades apresentadas pelos pacientes sob seus cuidados. Concluímos que é de grande importância estes profissionais repensar em estratégias de trabalho, planejar e organizar algumas considerações as quais indicam a liderança como uma forma para possibilitar as mudanças requeridas no gerenciamento da assistência de enfermagem prestada ao paciente/cliente. Neste contexto o enfermeiro deve biscar efetivamente estratégias juntamente com a equipe, identificando necessidades e fragilidades para que assim haja eficácia por parte de todos os profissionais no atendimento prestado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.