INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO
Palavras-chave:
concepções alternativas, aparelho digestivo, sistema urinário, alimentos.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal verificar qual concepção dos alunos sobre o sistema digestório, como eles acreditam funcionar o caminho percorrido pelo alimento no organismo. Foi realizado no Ensino Fundamental com uma turma de 8ͦ Ano. Ao inicio, entregou-se aos alunos uma folha com o contorno do corpo humano, impresso na frente e no verso, pediu-se então para que desenhassem e explicassem o caminho percorrido pelo alimento no organismo. Sobre o conteúdo a ser investigado, o sistema ou aparelho digestivo (também chamado sistema digestório) é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, entre outros. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. O processo de digestão começa pela boca, passa pelo esôfago até chegar aos órgãos como o estômago, fígado, pâncreas, intestino grosso e delgado, reto e ânus. O liquido também percorre este caminho, passa pela corrente sanguínea e chega até os rins, parte é absorvida e parte é enviada ao sistema urinário. A partir dos néfrons é produzida a urina, onde é mandada para a bexiga, que possui o papel de armazenar, até ser expelida pelo processo de micção. Após analise dos desenhos percebeu-se que eles relacionavam o sistema digestório apenas com o alimento sólido, o líquido não percorria aquele mesmo caminho. Preparamos aulas para trabalhar a explicação da digestão de sólidos e também de líquidos. Ao término do trabalho pediu-se para que desenhassem e explicassem novamente o que fizeram na folha inicial, corrigindo assim o que haviam errado. As reflexões e discussões em sala de aula são propostas a fim de que os alunos desenvolvam uma visão crítica a respeito de seu próprio corpo e suas relações com o meio em que vivem. Além disso, os professores inserem conhecimentos científicos em sala de aula de modo que seus alunos vejam e reflitam sobre os mesmos. Percebeu-se que pelo fato de ser trabalhado os sistemas digestório e urinário separados, os alunos apresentam certa dificuldade em relacionar a função de cada um e que eles trabalham em conjunto. Essa proposta de trabalho enfatizou uma perspectiva cognitiva/construtivista/significativa: cognitiva porque enfoca a questão do ato de conhecer; construtivista por ter como pressuposto a construção do conhecimento e significativa por promover uma aprendizagem não mecânica.Downloads
Publicado
05-10-2016
Edição
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino
Licença
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