A TRAJETÓRIA DO OESTE CATARINENSE NA ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO VER-SUS ENQUANTO DISPOSITIVO DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde. Educação em Saúde. Integração Ensino-Serviço-Comunidade.Resumo
O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) – VER-SUS constitui importante dispositivo de reorientação e qualificação da formação profissional em saúde, permitindo aos acadêmicos vivenciarem e significarem a organização e o funcionamento do SUS. É proposto em nível nacional, operacionalizado e desenvolvido em nível municipal e regional. No Oeste Catarinense, a trajetória do VER-SUS iniciou a partir de movimento acadêmico da Universidade Federal da Fronteira Sul, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina em 2014 e completou 05 edições semestrais consecutivas no segundo semestre de 2016, envolvendo 362 estudantes, entre viventes, facilitadores, bolsistas e voluntários, oriundos de Instituições de Ensino Superior Públicas ou Privadas de todo o Brasil, especialmente dos Estados da região sul. O projeto conta com um processo de imersão total em teoria, prática e vivências dentro dos sistemas municipais e regional de saúde no oeste catarinense e seus territórios de abrangência, de forma interdisciplinar e multiprofissional. Em cada edição trabalhou-se com a proposta de temas geradores que nortearam as discussões, sendo eles: Movimentos Sociais e Protagonismo Estudantil; RAS- Redes de Atenção à Saúde (duas edições); Participação Social e; Política, Cidadania e Cultura: respeito às diversidades. Abordando temas considerados ‘polêmicos’, a comissão organizadora formada por acadêmicos e professores, problematiza e constrói o conhecimento, além de aproximar os estudantes do contexto social e ‘mundo real’, qualificando e transformando o ensino e a formação de trabalhadores comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do SUS e que se entendam como atores sociais e agentes políticos, capazes de promover transformações. A organização do projeto no oeste catarinense proporcionou um espaço crítico/problematizador sobre as práticas e políticas da saúde pública, além de oferecer oportunidade aos participantes de interação com as comunidades visitadas e conhecimento das distintas realidades. A ressignificação e maior aproximação das cidades da região foram fatores primordiais para a construção deste projeto onde a rede de saúde pode ser apresentada, conhecida e criticamente analisada pelos estudantes envolvidos com o auxílio de professores, pesquisadores e profissionais da área. Por fim, a vivência das 05 edições possibilitou mais que um contato com a rede de saúde, despertou um olhar analítico e construtivo dos sujeitos envolvidos e seu papel social e profissional que não podem/devem viver distanciados. Fica evidente o poder que os estágios de vivência disparam com o decorrer do projeto e futuramente na evocação e busca do protagonismo de estudantes em movimentos sociais, antes tímidos na esfera da academia. Com a finalização do projeto, iniciar-se-á a tão esperada aproximação entre a sociedade e a universidade, fortalecendo seus pilares. Afinal, o VER-SUS Oeste Catarinense proporcionou aos envolvidos ver o SUS com lentes de território e assim construir novos significados para o ato de aprender.Downloads
Publicado
27-01-2017
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura
Licença
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