A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO
Palavras-chave:
Aprendizagem por associação, Educação em Saúde, Laboratório.Resumo
Introdução: O ambiente universitário denota de diferentes experiências e atividades que perpassam distintos campos de ensino. O processo de intensa busca, construção e direcionamento da trajetória acadêmica elucidam as experiências que estudantes universitários procuram para solidificar a sua passagem pelo ambiente acadêmico. Em consonância com essas ações, o exercício da monitoria acadêmica compõe-se como um serviço de apoio pedagógico capaz de prover essas experiências. Neste trabalho, objetiva-se demonstrar a visão de duas monitoras sobre a importância da participação de discentes nas atividades de monitoria, a fim de proporcionar uma maior consolidação do aprendizado. Metodologia: trata-se de uma construção a partir da vivência de duas acadêmicas que desenvolveram a atividade de monitoria, durante o período de agosto a dezembro de 2015, realizado no laboratório de anatomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó. As atividades abrangeram estudantes que estavam cursando o componente curricular de anatomia I e II, atendendo dois cursos da área da saúde sendo, enfermagem e medicina. Resultados: a utilização do laboratório de anatomia no campus de Chapecó iniciou no segundo semestre de 2015, contando com peças de manequins. Os acadêmicos através dessa atividade tiveram a oportunidade de estarem usando o laboratório de anatomia humana em horários alternativos aos quais tinham aula, aproveitando dessa forma o espaço físico para melhor fixar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas. Durante a realização das atividades foram incentivadas o estudo em grupo, o qual acredita-se que pode contribuir para a consolidação do aprendizado. Apesar de todo período do semestre existir uma demanda para a utilização do laboratório, percebeu-se que a mesma era concentrada nos dias que antecediam datas das atividades avaliativas, principalmente quanto as avaliações práticas. Discussão: os monitores no laboratório de anatomia possuem um papel importante, pois os mesmos já realizaram o mesmo componente, e desta forma podem contribuir durante o estudo dos estudantes, através de auxilio as dúvidas, como também no compartilhamento de experiências. Porém, a baixa adesão de acadêmicos nas atividades de monitoria em períodos que não condizem com datas de avaliação é preocupante, pois poderá refletir no processo de ensino aprendizagem. Conclusão: através da realização da monitoria percebeu-se uma baixa adesão dos acadêmicos em momentos que não antecediam atividades avaliativas. Portanto, é relevante refletir em estratégias que possam fazer com que os estudantes se envolvam mais nas nessas atividades, tendo em vista os inúmeros benefícios que essa prática pode proporcionar ao processo de aprendizagem. O desenvolvimento do trabalho de monitoria proporcionou também aos monitores uma experiência de grande importância, pois colaborou no processo de ensino-aprendizagem e contribuiu para um olhar mais amplo ao campo da docência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.