AS POLÍTICAS DO MEIO AMBIENTE NOS PLANOS DIRETORES DE CHAPECÓ (SC) E ERECHIM (RS)
Palavras-chave:
Planos Diretores, meio ambiente, desenvolvimento sustentávelReferências
BECKER, Débora. Roteiro para Avaliação dos Planos Diretores. Disponível em Observatório das Metrópoles. <http://www.observatoriodasmetropoles.net/>
CYMBALISTA, Renato. Conselhos de Desenvolvimento Urbano. In: Boletim DICAS – Ideias para a ação municipal n° 137. São Paulo, Instituto Pólis, 1999.
DRAIBE, Sônia Mirim. As políticas sociais brasileiras: diagnósticos e perspectivas. In: IPEA. Para a década de 90: prioridades e perspectivas de políticas públicas. Brasília: IPEAIPLAN, 1989.
GOHN, Maria da Glória. Os conselhos municipais e a gestão urbana. In: SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos, RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz, e AZEVEDO, Sergio de. Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Renan, Fase, 2004.
HASS, Monica; ALDANA Myriam; BADALOTTI, Rosana Maria. Os Planos Diretores e os limites de uma gestão urbana democrática: as experiências de Chapecó, Xanxerê e Concórdia. Chapecó: Argos, 2010.
MATIELLO, Alexandre. Roteiro para Avaliação dos Planos Diretores. Disponível em Observatório das Metrópoles. <http://www.observatoriodasmetropoles.net/>
OLIVEIRA, Isabel C. E. de. Estatuto da Cidade: para compreender. Rio de Janeiro: IBAMDUMA, 2001.
PAULA, Alexandre Sturion de Paula. Estatuto da Cidade e o Plano Diretor Municipal. Teoria e Modelos de Legislação Urbanística. São Paulo: Lemos e Cruz, 2007.
RIBEIRO, Luiz César. O Estatuto da Cidade e a Questão Urbana Brasileira. In: RIBEIRO, Luiz César; CARDOSO, Adauto Lucio. Reforma urbana e gestão democrática: promessas e desafios do Estatuto da Cidade. Rio de Janeiro: REVAN/FASE, 2003.
TATAGIBA, Luciana. Os Conselhos Gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. In: DAGNINO, Evelina (Org.) Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.