AS POLÍTICAS DO MEIO AMBIENTE NOS PLANOS DIRETORES DE CHAPECÓ (SC) E ERECHIM (RS)

  • Ana Gabriela Ribeiro de Souza Padilha Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Monica Hass Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Everton Gabriel Bortoletti Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
Palavras-chave: Planos Diretores, meio ambiente, desenvolvimento sustentável

Biografia do Autor

Ana Gabriela Ribeiro de Souza Padilha, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de história, campus de Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Bolsista do Projeto de pesquisa Concepções sobre o desenvolvimento urbano de Chapecó (SC) e Erechim(RS).

Monica Hass, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Professora adjunta I. Doutora em Sociologia Política, professora do curso de ciências sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó. Orientadora do Projeto de pesquisa Concepções sobre o desenvolvimento urbano das cidades de Chapecó (SC) e Erechim (RS);

Everton Gabriel Bortoletti, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Técnico voluntário da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó. Projeto de pesquisa Concepções sobre o desenvolvimento urbano de Chapecó(SC) e Erechim(RS).

Referências

BECKER, Débora. Roteiro para Avaliação dos Planos Diretores. Disponível em Observatório das Metrópoles. <http://www.observatoriodasmetropoles.net/>

CYMBALISTA, Renato. Conselhos de Desenvolvimento Urbano. In: Boletim DICAS – Ideias para a ação municipal n° 137. São Paulo, Instituto Pólis, 1999.

DRAIBE, Sônia Mirim. As políticas sociais brasileiras: diagnósticos e perspectivas. In: IPEA. Para a década de 90: prioridades e perspectivas de políticas públicas. Brasília: IPEAIPLAN, 1989.

GOHN, Maria da Glória. Os conselhos municipais e a gestão urbana. In: SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos, RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz, e AZEVEDO, Sergio de. Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Renan, Fase, 2004.

HASS, Monica; ALDANA Myriam; BADALOTTI, Rosana Maria. Os Planos Diretores e os limites de uma gestão urbana democrática: as experiências de Chapecó, Xanxerê e Concórdia. Chapecó: Argos, 2010.

MATIELLO, Alexandre. Roteiro para Avaliação dos Planos Diretores. Disponível em Observatório das Metrópoles. <http://www.observatoriodasmetropoles.net/>

OLIVEIRA, Isabel C. E. de. Estatuto da Cidade: para compreender. Rio de Janeiro: IBAMDUMA, 2001.

PAULA, Alexandre Sturion de Paula. Estatuto da Cidade e o Plano Diretor Municipal. Teoria e Modelos de Legislação Urbanística. São Paulo: Lemos e Cruz, 2007.

RIBEIRO, Luiz César. O Estatuto da Cidade e a Questão Urbana Brasileira. In: RIBEIRO, Luiz César; CARDOSO, Adauto Lucio. Reforma urbana e gestão democrática: promessas e desafios do Estatuto da Cidade. Rio de Janeiro: REVAN/FASE, 2003.

TATAGIBA, Luciana. Os Conselhos Gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. In: DAGNINO, Evelina (Org.) Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Publicado
01-11-2013
Seção
Campus Chapecó - Iniciação Científica UFFS