OFICINAS GÊNERO NA EDUCAÇÃO: ESPAÇO PARA A DIVERSIDADE – 5ª EDIÇÃO

Autores

  • Ari José Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Claudete Gomes Soares Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Leandra Batista de Azevedo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Renata Daici Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Carla Aluchna Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

formação continuada, relações de gênero, sexualidade, violência.

Resumo

Essa comunicação tem o objetivo de apresentar os resultados do projeto de extensão “Oficinas Gênero na Educação: Espaço para a Diversidade – 5ª edição”, que foi desenvolvido no período de junho de 2015 a julho de 2016. O projeto almeja contribuir na formação continuada dos/as professores/as dos anos iniciais e da educação infantil do município de Chapecó e região e acadêmicos/as da UFFS, trabalhando com as questões de gênero, violência e sexualidade. Os objetivos do projeto contemplam sensibilizar os/as professores/as da rede pública para a importância de incorporar as questões de gênero na formação continuada, subsidiar teoricamente sobre as relações de gênero, sexualidade e violência e incentivar o desenvolvimento de ações nos locais onde os/as professores/as estão inseridos. O conteúdo programático foi dividido em quatro períodos, de 5 horas cada, totalizando 20 horas de atividades, realizadas em dois dias. Nessa edição foram realizadas três oficinas, a primeira oficina foi realizada dia 26 e 27 de agosto de 2015 na Escola Municipal Nucleo Deolindo Zílio, com a participação de 27 professores/as. A segunda oficina ocorreu 03 e 04 de novembro na Secretária de Educação de Seara, com a participação de 41 professoras. E a terceira ocorreu dia 11 e 12 de maio de 2016 na Escola Municipal Nucleo Deolindo Zílio, com a participação de 20 professores/as e duas acadêmicas da UFFS. Além disso, os/as professores/as no final da oficina são convidados/as a pensar em estratégias para inserir a temática em suas escolas, ou seja, o projeto trabalha com os/as professores/as a teoria e auxilia para que os/as participantes pensem em ações para aplicarem em suas escolas. Entre as ações que os/as professores/as indicaram está trabalhar com o olhar do/a professor/a, peça teatral Nina (lúdico com os pais e as crianças), palestra com os pais, palestra com neuropsicopedagogo de Chapecó com os pais, entre outras. A avaliação dos/as participantes foi positiva, e muitos avaliaram que conseguiram desconstruir algumas visões que tinham a respeito das temáticas trabalhadas. Enfim, para todos/as participantes do projeto as oficinas atingiram seus objetivos e são importantes para uma formação continuada em gênero, violência e sexualidade.

Biografia do Autor

  • Ari José Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Doutor em Antropologia.
  • Claudete Gomes Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Doutora em Sociologia.
  • Leandra Batista de Azevedo, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais.
  • Renata Daici Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais.
  • Carla Aluchna, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais.

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Publicado

27-01-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura