O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PROBLEMATIZANDO TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Agrotóxicos. Enfoque CTS. Experimentação. Ensino de Ciências. Educação do CampoResumo
Este texto surge a partir do componente curricular Seminário Integrador das Práticas Pedagógicas V, do Curso Interdisciplinar de Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. No decorrer de nossas aulas buscamos investigar teorias e estratégias metodológicas que potencializassem e promovessem o ensino de ciências de forma contextualizada. Nossa fundamentação amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, na experimentação e no enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade, e suas relações. Destacou-se nesse processo a relevância destes estudos para a atualidade das discussões referentes à Educação do Campo frente a seu papel na construção de uma sociedade participativa e consciente dos problemas atuais, no que se refere à saúde e qualidade de vida no campo. O uso de modernas tecnologias e de produtos químicos que alteram a química da natureza e do corpo humano é problematizada tendo em vista a ação do glifosato, herbicida amplamente utilizado na agricultura de monoculturas com implicações para a saúde humana, ainda que estudos científicos apontem os perigos para a vida humana e os ecossistemas. Com a finalidade de levar para a sala de aula esta temática, e de forma a ampliar o conhecimento dos educandos sobre a ação e implicações para a saúde humana, organizamos uma atividade didática problematizando os mitos e verdades sobre o glifosato. Buscamos desta forma oferecer subsídios ao professor de sala de aula que muitas vezes se percebe sem voz frente ao discurso da mídia, que promove a utilização de tecnologias e seus benefícios, desprezando os potenciais riscos para a saúde pública e a preservação da biodiversidade. Pretendemos ainda problematizar a ampla e irrestrita utilização dos agrotóxicos como uma prática pouco questionada, e a partir do enfoque CTS, contribuir na formação crítica de nossos educandos para que participem mais efetivamente na busca de formas mais limpas e sustentáveis de produção de alimentos.
Referências
AULER, Décio. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro, Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antonio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 7, n. 1, p. 1-13.
BRASIL, Elizabeth Detone Faustini; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Potencial Pedagógico da Primeira Feira de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o Desenvolvimento de uma Educação CTSA nas Escolas Públicas Estaduais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia.
BAROLLI, Elisabeth; FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira; LEVI, Elifas. O potencial de assuntos controversos para a educação em uma perspectiva CTS. 2006. Disponível em: http://www.ufscar.br/ciecultura/doc/potencial_assuntos.pdf.
CHASSOT, Ático. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, jan./fev./mar/abr., n 22, 89-100, 2003.
CORRÊA, Raquel Folmer; GEREMIAS, Betânia Medeiros. Olhares CTS às controvérsias em torno da construção da usina hidroelétrica de Belo Monte. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia.
FARIAS, Luciana de Nazaré; BRITO, Licurgo Peixoto de. Pesquisas sobre a formação de professores de ciências numa abordagem CTS. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia.
FERNANDES, Carolina dos Santos, et all. A explicitação do conhecimento discente acerca de temas ambientais: Reflexões para o ensino de Ciências da Natureza. Química Nova na Escola. Vol. 35 N. 1, p. 57-65, maio 1998. Retirado do site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_1/09-AF-85-11.p, em 10 mai. 2016.
MARTÍNEZ PEREZ, Leonardo Fábio. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo, Editora Unesp, 2012.
Mitos e Verdades sobre o Glifosato. Retirado do site: http://www.monsanto.com/global/br/produtos/pages/mitos-verdades-glifosato.aspx, em 20 mai 2016.
MOREIRA, Marco. Aprendizagem Significativa, Organizadores Prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012, 2013.
PEREIRA, Luciana Boemer Cesar ; SILVEIRA, Rosemeri Monteiro Castilho Foggiatto, SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Ensino de estatística com enfoque CTS: uma articulação entre matemática e temas sociais. REVISTA PRÁXIS | ano V | nº 10 | Dezembro de 2013 Retirado do site: http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/10/85-96.pdf
PELIZZARI, Adriana ett all. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Retirado do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf, em 20 jul 2016.
REGINALDO, Carla Camargo ett all. O ensino de ciências e a experimentação. Anais da IX ANPEDSUL. Caxias do Sul – RS. Retirado do site: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2782/286 em 4 jul 2016.
ROMANO, Renata ett all. Glifosato como desregulador endócrino químico. Ambiência Revista do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, Guarapuava, v. 5, n. 2, p. 359-372, 2009 http://producao.usp.br/handle/BDPI/2361. Retirado do site: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/2361/art_ALVARENGA_Glifosato_como_desregulador_endocrino_quimico_2009.pdf?sequence=1, em 20 jul 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.