RESSONÂNCIAS DA COLÔNIA GUARANY: UM PENSAR SOBRE A COLONIZAÇÃO POLONESA
Palavras-chave:
Língua.Memória. História.Cultura.Patrimônio.Resumo
A presente comunicação está relacionada aos estudos desenvolvidos junto ao projeto de extensão e cultura “O patrimônio imaterial da região das missões do RS: a preservação da língua e da sua relação com a cultura e a história”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Caroline M. Schneiders, o qual se caracteriza pela reflexão acerca de questões que perpassam a história da produção do conhecimento linguístico desenvolvido na região das missões do Rio Grande do Sul (RS), tomando por base a observação de materialidades vinculadas a discursos da e sobre a língua. Diante disso, buscamos fazer um estudo que envolve o levantamento histórico acerca da memória da cultura e da língua polonesa que circula atualmente no município de Guarani das Missões, intitulada Capital Polonesa dos Gaúchos. Também, realizaremos uma análise de alguns decretos-leis que vigoram na cidade, visando à conservação e à continuidade do patrimônio cultural. Para tanto, centraremos, inicialmente, nossas reflexões sobre a memória da imigração polonesa na colônia Guarany, utilizando, como objeto de análise, monumentos em homenagem à etnia e resgate cultural. Tal objetivo visa, portanto, a observar a maneira como esses instrumentos são determinados histórico e ideologicamente, bem como a contribuir para uma política de cultura, que valorize e dê visibilidade à língua e à cultura polonesa pertencente à região das missões do RS. Para desenvolver o presente estudo, embasamos nossas reflexões aos pressupostos teórico-metodológicos da História das Ideias Linguísticas, articulando-a à Análise de Discurso, mobilizando, em especial, as noções de língua, memória, história, as quais contribuirão para a compreender como tal município busca preservar certa cultura e língua.
Referências
AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas: Unicamp, 1992. CHAVES, D. Resgate histórico da Polfest- Guarani das Missões Capital Polonesa dos Gaúchos. Guarani das Missões, 2011.
GARDOLINSKI, E. Escolas da colonização polonesa no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, E. Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, 1976.
GUIMARÃES, E.; ORLANDI, E. P. (Org.). Língua e cidadania: o Português no Brasil.Campinas: Pontes, 1996.
MARIANI, B. Colonização linguística. Campinas: Pontes, 2004.
MARMILICZ, P.T. Linha Bom Jardim Cem anos de colonização Sua história sua gente. Ijuí: Policromia Gráfica e Editora, 1998.
MARMILICZ, P.T. A antiga Colônia polonesa de Guarani das Missões e suas relações atuais. Ijuí: Policromia Gráfica e Editora, 1996.
ORLANDI, E. P. (Org.). Política linguística no Brasil. Campinas: Pontes, 2007.
ORLANDI, E. P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias noBrasil. São Paulo: Cortez, 2002.
ORLANDI, E. P.; GUIMARÃES, E. (Org.). Institucionalização das ideias linguísticas.Campinas: Pontes, 2002.
ORLANDI, E. P. (Org.). História das ideias linguísticas: construção do sabermetalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas: Pontes; Cáceres: UNEMAT,2001.
ORLANDI, E. P. Língua brasileira e outras histórias: discurso sobre a língua e ensino noBrasil. Campinas: RG Editora, 2009.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2009.
POLANCZYK, A.J. O imigrante polonês e a Colônia Guarany. Porto Alegre: Renascença: Editora Edigal, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.