RESSONÂNCIAS DA COLÔNIA GUARANY: UM PENSAR SOBRE A COLONIZAÇÃO POLONESA

Autores

  • Leticia Tatiana Martins Un.Campus Cerro Largo/ Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol
  • Mithiele da S. Scarton un. Campus Cerro Largo/ Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol
  • Caroline Mallmann Schneiders Un. Campus Cerro Largo/ Professora Doutora na área de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol

Palavras-chave:

Língua.Memória. História.Cultura.Patrimônio.

Resumo

A presente comunicação está relacionada aos estudos desenvolvidos junto ao projeto de extensão e cultura “O patrimônio imaterial da região das missões do RS: a preservação da língua e da sua relação com a cultura e a história”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Caroline M. Schneiders, o qual se caracteriza pela reflexão acerca de questões que perpassam a história da produção do conhecimento linguístico desenvolvido na região das missões do Rio Grande do Sul (RS), tomando por base a observação de materialidades vinculadas a discursos da e sobre a língua. Diante disso, buscamos fazer um estudo que envolve o levantamento histórico acerca da memória da cultura e da língua polonesa que circula atualmente no município de Guarani das Missões, intitulada Capital Polonesa dos Gaúchos. Também, realizaremos uma análise de alguns decretos-leis que vigoram na cidade, visando à conservação e à continuidade do patrimônio cultural. Para tanto, centraremos, inicialmente, nossas reflexões sobre a memória da imigração polonesa na colônia Guarany, utilizando, como objeto de análise, monumentos em homenagem à etnia e resgate cultural. Tal objetivo visa, portanto, a observar a maneira como esses instrumentos são determinados histórico e ideologicamente, bem como a contribuir para uma política de cultura, que valorize e dê visibilidade à língua e à cultura polonesa pertencente à região das missões do RS. Para desenvolver o presente estudo, embasamos nossas reflexões aos pressupostos teórico-metodológicos da História das Ideias Linguísticas, articulando-a à Análise de Discurso, mobilizando, em especial, as noções de língua, memória, história, as quais contribuirão para a compreender como tal município busca preservar certa cultura e língua.

 

Biografia do Autor

  • Leticia Tatiana Martins, Un.Campus Cerro Largo/ Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol

    Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol

  • Mithiele da S. Scarton, un. Campus Cerro Largo/ Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol
    Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol
  • Caroline Mallmann Schneiders, Un. Campus Cerro Largo/ Professora Doutora na área de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol
    Professora Doutora na área de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol

Referências

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Publicado

26-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura