ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE O REINO MONERA
Palavras-chave:
Formação docente, Prática de EnsinoResumo
Este resumo tem como objetivo sintetizar o processo de formação inicial docente sobre um acompanhamento pedagógico realizado na turma do segundo ano do Ensino Médio no período noturno na Escola Estadual de Ensino Fundamental Eugênio Frantz no município de Cerro Largo – RS. Como elementos constituintes do acompanhamento da aula do dia 18/04/2016 temos o conteúdo sobre o Reino Monera. Tentou-se demonstrar exemplos de benefícios e malefícios das bactérias no dia a dia dos alunos. Para isto foram trazidos materiais como pés de soja, que foram distribuídos entre os estudantes, para demonstrar as bactérias nitrificantes presentes em suas raízes, e alguns orgânicos decompostos por bactérias. Como sequência preparou-se lâminas de organismos pertencentes a esse reino presentes na saliva humana e um recorte da raiz da soja, posteriormente distribuiu-se questões sobre o conteúdo para serem respondidas pelos alunos. A partir de tal experiência pôde-se notar uma grande curiosidade dos alunos acerca do assunto, muitos não imaginavam que pudessem ver bactérias nitidamente como nos nódulos das raízes da soja, assim como não pensavam que elas poderiam trazer benefícios aos seres vivos. Realizaram inúmeras perguntas acerca. Não observei muita dificuldade na resolução do questionário já que era relacionado diretamente a atividade recentemente ministrada. Acredita-se que deve-se pensar em atividades práticas como o principal ponto em uma aula, trazendo o conteúdo para entornar a explicação da experiência, e não como uma comprovação do que fora ministrado outrora. Por isso, que a partir de melhoras, essa aula prática poderia ser de grande valia, já que traz algum significado ao aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.