PROJETO DE EXTENSÃO “FLORA: CONHECER PARA PRESERVAR”

Autores

  • Suzana dos Santos de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Mardiore Tanara Pinheiro dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Neli Grzybowski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Nestor Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Bernardete da Silva Bernardo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Patricia Borck Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Gilberto Troyjack Junior Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Carla Maria Garlet de Pelegrin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Tatiane Chassot Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Odair Schmitt Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Taise Pelissaro Escola Estadual Padre Traezel
  • Reneo Pedro Prediger Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumo

Diante da importância de compreender e conservar a diversidade biológica, este projeto objetivou levar conhecimento sobre a presença e importância de espécies de plantas nativas no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram feitas parcerias com instituições representantes da rede pública de ensino em Cerro Largo, Escola Estadual Padre Traezel, Escola Estadual Sargento Sílvio Hollembach e Escola Municipal Padre José Schardong, a fim de promover ações de divulgação da flora. O projeto foi executado no período de abril/2015 a julho/2016, as ações realizadas foram: I) Conhecendo a flora nativa da região; II) Exposição de exsicatas; III) Plantio de árvores nativas; IV) Implantação do herbário; V) Divulgação do projeto. A ação I, foi desenvolvida nas dependências da UFFS utilizando-se o Laboratório de Botânica e Laboratório de Luparia do Campus de Cerro Largo, em que os professores da rede pública trouxeram seus alunos para uma aula prática em laboratório. Nesta aula realizou-se uma breve exposição teórica sobre o que são e a importância de preservar os ambientes nativos, bem como a importância de manter uma coleção científica das espécies que os compõe. Após os alunos participaram de uma aula prática em que montaram exsicatas, e com o uso de lupas puderam observar a morfologia de folhas, flores e frutos de diferentes espécimes vegetais. A ação II, foi realizada através de quatro exposições de exsicatas representantes de espécies nativas da região, uma nas dependências da UFFS e uma em cada escola parceira do projeto; a ação III, foi executada através do plantio de 101 mudas de árvores nativas, com a participação dos alunos de 8º e 9º das escolas parceiras; na ação IV, deu-se início a implantação do Herbário da Universidade, e por fim a ação V, que consiste na atividade de divulgação do projeto por meio de mídias eletrônicas, tais como site do projeto (https://floraconhecerparapreservar.wordpress.com) e informativo da Universidade. Através das ações I, II e III foram atendidos 711 alunos de escolas públicas e cerca de 1000 alunos da UFFS. Com relação à ação IV, até o presente momento estão armazenadas no herbário 233 exsicatas de plantas, representantes de 170 espécies e 48 famílias botânicas. Asteraceae, Fabaceae e Lamiaceae são as famílias com maior riqueza, 21, 20 e 16 respectivamente, totalizando 33,5% das espécies depositadas na coleção. De todas as espécies registradas, 117 (68,8%) são nativas na flora brasileira, sendo 97,45% destas nativas no Rio Grande do Sul. Sem conhecimento sobre a natureza não é possível compreender o porquê devemos protegê-la. Neste sentido, a execução deste projeto contribuiu para levar informações sobre a flora nativa, despertando o interesse dos alunos para preservação da flora da região. Além disso, as ações executadas representam um importante meio de integrar as escolas com a universidade.



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Publicado

26-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura