EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, O ESPAÇO ESCOLAR E O TERRITÓRIO EM SEU ENTORNO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA PARQUE CIDADÃ CYRO SOSNOSKY
Palavras-chave:
Educação Integral, Escola em tempo integral, Arquitetura escolar.Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky em Chapecó – SC, que teve como objetivo geral compreender qual a influência que a arquitetura exerce nos processos educativos da educação em tempo integral. Como objetivos específicos: verificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis da arquitetura da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky para a educação em tempo integral e para as suas práticas educativas; identificar a percepção de estudantes, docentes e gestores acerca do espaço escolar e apontar sugestões de mudanças ou de permanência para a realização das práticas de ensino em tempo integral. A ideia de trabalhar com esse assunto surgiu por meio do questionamento sobre a apropriação de educadores do espaço escolar e se existe alguma limitação no planejamento pedagógico gerada pelo planejamento arquitetônico da escola. Por meio de abordagem qualitativa multimétodos, foram analisados os resultados de: entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores, Walkthrough, Jogo da Memória e o desenho, sendo que os dois últimos instrumentos foram aplicados com crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, apoiamo-nos nas contribuições dos autores a respeito da educação integral e da arquitetura dos espaços educativos. Destacamos como resultados a não incorporação da proposta de educação integral em sua totalidade pelos educadores; falta de apropriação por parte da escola para fazer uso do território em seu entorno, a necessidade de readequação dos espaços e a possibilidade de ampliação do espaço físico, bem como a ausência de incentivo e formação continuada por parte da secretária municipal de educação.Downloads
Publicado
23-09-2016
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino
Licença
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