PRODUÇÃO ACADÊMICA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DOS PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DESENVOLVIDOS ON CAMPUS PASSO FUNDO

Autores

  • Marina Miri Braz Beccari Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
  • Diego José Baccin Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
  • Gustavo Olszanskn Acrani Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
  • Jorge Luiz dos santos de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
  • Camila Chiodi Agostini Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo
  • Rafael Kremer Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo

Palavras-chave:

ensino, pesquisa e extensão

Resumo

O Campus Passo Fundo, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), iniciou suas atividades no segundo semestre de 2013 com a oferta do curso de graduação em medicina, sendo o primeiro curso implantando no Brasil em consonância com as novas diretrizes da educação médica. Considerando que a UFFS tem como uma de suas premissas desenvolver o ensino, pesquisa, extensão e cultural de maneira articulada, este estudo tem como objetivo principal avaliar a produção acadêmica desenvolvida no contexto do Campus Passo Fundo. Através do levantamento do número de projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultural desenvolvidos. Com estes dados podemos monitorar o desempenho da coordenação acadêmica e das coordenações adjuntas de pesquisa, extensão e cultura ao que concerne o fomento de tais atividades. Estas atividades são consideradas elementos essenciais para o desenvolvimento profissional docente, formação acadêmica dos discentes e comunidade. Ao que se refere a atividade docente, infere-se que existe uma busca em atender as normativas institucionais que são atribuídas ao seu cargo. Ponderando que em cada projeto existe o engajamento de um número significativo de discente envolvidos, fica evidente a importância dessa atividade para a construção de seu currículo, assim como, visando a progressão de seus estudos. Em relação a comunidade externa supõem-se que tais projetos vão ao encontro das necessidades locais, oportunizando uma resposta satisfatórias de suas demandas. Concluímos, que a partir das produções que estão sendo realizadas pela comunidade acadêmica, e a participação do público externo, verifica-se que estas ações estão contribuindo para solidificar o Campus no contexto de uma universidade nascente.

 

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Publicado

23-11-2016

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino