USO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: EM DESTAQUE AS IMAGENS

Autores

  • Luana Gabriele Arenhart Braun Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CERRO LARGO
  • Tiago Silveira Ferrera UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CERRO LARGO

Palavras-chave:

Leitura de Imagens, Estratégias de Ensino, Didática

Resumo

O ensino de Ciências com foco em metodologias diversificadas vem sendo discutido e analisado no decorrer dos anos, buscando um caminho melhor para o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Esta proposta resulta em pesquisas voltadas a metodologias por parte dos professores, que por vezes em sua formação inicial não dispuserem de discussões voltadas a este tema, assim, faz-se necessário que busquem ideias e reflitam sobre métodos de ensino e seus próprios utilizados em sala de aula. Para tanto este relato envolve um conjunto de aulas nas quais a metodologia usada foi imagens no ensino de Ciências. Esta metodologia possibilita aos alunos uma maior aproximação da realidade com os conceitos aprendidos, sendo o professor o intermediador deste processo, em que ele explora as imagens de forma a propor relação aos conceitos e o cotidiano dos alunos, dando um maior significado ao aprendizado. As aulas realizaram-se de forma expositiva dialogada onde os conceitos eram apresentados juntamente com imagens que possibilitaram aos alunos observar órgãos e processos, resultando uma maior compreensão em relação ao corpo humano. A metodologia dispõe de um caminho para o ensino onde o acesso a matérias reais são dificilmente conseguidos, como no caso, órgãos de seres vivos, assim a oportunidade de ensinar utilizando imagens que aproximem da realidade estudada acaba sendo uma saída muito conveniente e que, possivelmente, sem ela, poderia deixar um vão nas informações, dificultando assim o aprendizado.  As imagens dispõem de uma leitura visual na qual os alunos precisarão despertar também a percepção acerca do assunto tornando-os ativos na construção do conhecimento, além do mais, que esta ferramenta pode tornar o ensino mais prazeroso e interessante, quando bem explorada.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino