A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

Autores

  • kélli Renata Corrêa de Mattos Estudante de Ciência Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. Bolsista PRO-ICT/UFFS.
  • Deise Wille Estudante de Ciências Biológicas-Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Campus Cerro Largo/RS e Bolsista PIBID/CAPES.
  • Paula Vanessa Bervian Professora da UFFS - Campus Cerro Largo/RS dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Mestre em Biologia pela UNISINOS. Coordenadora do Subprojeto Ciências Biológicas PIBID/CAPES e coordenadora do PRODOCÊNCIA/CAPES.
  • Tiago Silveira Ferrera Professor de Magistério superior substituto - Ciências Biológicas – UFFS Biólogo, Doutor em Agronomia, Mestre em Agrobiologia, Esp. em Biologia da Conservação, Licenciado em Ciências Biológicas.

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Prática experimental, Misturas homogêneas e heterogêneas.

Resumo

Este trabalho faz referência ao relato de um conjunto de atividades práticas experimentais sobre misturas homogêneas, separações heterogêneas e tipos de misturas, apresentando alguns conceitos envolvidos, como a densidade, afinidade, polaridade, solubilidade, ponto de ebulição, temperatura, entre outros.  As atividades foram desenvolvidas com os alunos do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual da cidade de Cerro Largo/RS, em um trabalho colaborativo entre professores supervisores e licenciandos bolsistas, por meio do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), Ciências Biológicas, que oportuniza vivenciar essa experiência inicial em sala de aula. O planejamento da aula prática foi essencial para apresentar aos alunos um conhecimento que faz parte do nosso cotidiano, levando aos alunos, os principais exemplos de misturas homogêneas e separação heterogêneas. No que diz respeito as misturas homogêneas, realizamos a mistura de álcool com água e de água com sal, levantando questionamentos sobre o exemplo, discutindo qual tipo de mistura se tratava, bem como quantas fases possuía. Como exemplo de misturas heterogêneas realizamos a catação, levigação, flotação, peneiração, separação magnética, ventilação, dissolução fracionada, centrifugação (somente citei o exemplo da centrifuga da máquina de lavar), filtração e evaporação. Para finalização da aula prática, construímos uma torre de líquidos na qual, utilizamos líquidos de diferentes densidades, sendo que para obter o resultado esperado, colocamos os líquidos na seguinte ordem: mel, álcool, querosene, óleo e corante. A participação dos alunos, ocorreu por meio de questionamentos e exposição de experiências sobre o conteúdo e em relação ao cotidiano na compreensão dos conceitos envolvidos. Esta aula priorizou o envolvimento dos alunos, instigando-os a questionar, refletir e investigar para construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

25-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura