REALIZAÇÃO DE EXCURSÕES NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE EXTENSÃO RURAL

Autores

  • Mariana Luisa Gitrone Luisa Gitrone Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carine Babick Babick Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Monalisa Biasus Biasus Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Taísa Vargas Vargas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Geraldo Ceni Coelho Ceni Coelho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tânia Regina Pelizza Regina Pelizza Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação. Desenvolvimento Rural. Metodologia. Método de alcance grupal. Plantas alimentícias não convencionais

Resumo

A Extensão Rural, para melhor se comunicar com seu público (produtores rurais, suas famílias e lideranças), desenvolveu e adaptou métodos e meios de comunicação. A excursão é um método amplamente considerado na Extensão Rural.  É um método grupal e complexo em que um grupo de pessoas com interesse comum visita um determinado local, no qual existe uma evidência concreta sobre o tema interessado. Assim, foram desenvolvidas duas excursões no primeiro semestre de 2016, na disciplina de Extensão Rural, no curso de Agronomia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, cujo objetivo foi o de agregar novos conhecimentos aos acadêmicos na área de extensão rural, tendo como pano de fundo duas realidades distintas, pois uma excursão foi desenvolvida na área indígena Toldo Chimbangue e a outra excursão em uma propriedade rural de um agricultor familiar na Linha Cachoeira, ambas realizadas no município de Chapecó (SC) e em datas distintas, conforme o cronograma da disciplina e a abordagem dada em aula. Na excursão realizada na área indígena, que contou com a parceria da EPAGRI local, foi focado a importância e o uso das plantas medicinais. No local visitado observaram-se cultivos diversos em um mesmo espaço, ou seja, um policultivo de plantas medicinais como hibiscos (Hibiscus sp.), gengibre (Zingiber officinale), açafrão (Curcuma longa), erva baleeira (Varronia curassavica), malva (Malva sylvestris) dentre outras espécies, e o cultivo de frutíferas como o mamoeiro (Carica papaya) e o pessegueiro (Prunus persica), somados a algumas espécies de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) como taioba (Xanthosoma sp.) e capuchinha (Tropaeolum majus). As plantas medicinais cultivadas na área indígena são a base para o uso como chá ou ainda para a elaboração de remédios naturais para a comunidade. Com a participação de técnicos da EPAGRI local que assistem de forma técnica esta população, o plantio, o uso e até mesmo a comercialização de produtos a base de plantas medicinais tem sido incentivado. A segunda excursão, realizada em propriedade rural assistida por extensionistas da Cooperfamiliar, observou-se o processo de transição da mesma para a modalidade orgânica de cultivo. A família, tradicionalmente produtora de fumo, está abandonando a atividade e voltando-se para o cultivo de hortaliças orgânicas, cana-de-açúcar, citrus e a produção de mel. As culturas produzidas na propriedade permitem aos agricultores sua inserção no mercado institucional, no qual grande parte da renda advém da comercialização para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em razão do exposto, considerando-se a proposta da disciplina, acredita-se que foi possível oportunizar aos acadêmicos do curso de Agronomia vivenciar duas realidades distintas. Possibilitou-se verificar in loco questões pertinentes à atuação no meio rural do futuro profissional extensionista na agricultura familiar, predominante na região, e a nova oportunidade de atuação que se dá junto aos povos indígenas. A realização das excursões permitiu aos acadêmicos, além de agregar conhecimento sobre culturas diversas, ampliar seus horizontes sobre a forma de comunicar-se com o seu público alvo.

 

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Publicado

27-09-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino