A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS INTEGRADORES NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS

Autores

  • Martha Menin Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Rafael Cesca Alves Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
  • Lucélia de Campos Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
  • Diandra Maine Alberton Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
  • Neusa de Fátima Gonçalves Veiga Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
  • Aline Maria Tonet Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR
  • Barbara Grace Lima Tobaldini Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR

Palavras-chave:

Integração, Interdisciplinaridade, Formação profissional.

Resumo

O Projeto Integrador (PI) é um Componente Curricular (CCR) presente nos cinco primeiros semestres do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza - PR, e tem por finalidade a aproximação dos licenciandos com as práticas de pesquisa e elaboração de projetos. O trabalho possibilita a integração dos componentes curriculares de cada semestre favorece a aproximação dos licenciandos com diferentes temas de pesquisa na área de Ciências Biológicas por meio do planejamento, implementação e avaliação de um trabalho investigativo desenvolvido em grupos durante os semestres do curso.Em cada PI, atividades com diferentes temáticas foram desenvolvidas pelos autores deste resumo, tais como  “A ação do colesterol e seus derivados na gestação humana”; “Reflexões Sobre As Ciências Biológicas E Seu Campo De Atuação”; “Os mecanismos da Visão Humana”, entre outros, e por consequência diversas foram as experiências e sentimentos relatados pelos acadêmicos que o realizaram, sendo que no PI desenvolvido na quinta fase, houve a compilação dos relatos de todos acadêmicos em um único trabalho final. A participação no PI produziu significativas contribuições para a formação pessoal, profissional e acadêmica dos licenciandos, pois mediante elaboração e apresentação dos PIs os futuros docentes perderam o medo de expressar-se em público, aprenderam aproveitar o trabalho em grupo e a se relacionar com os colegas universitários, adquirindo experiência social e também acadêmica em decorrência dos conhecimentos construídos e das dificuldades enfrentadas por cada integrante dos grupos.

Biografia do Autor

  • Lucélia de Campos, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza PR

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Publicado

22-09-2016

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino