EVOLUÇÃO DO ENSINO DA FÍSICA, COM EXPERIMENTOS REAIS E VIRTUAIS

Autores

  • Magaiver Ten Caten Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS

Palavras-chave:

Simuladores, experimentos clássicos e ensino-aprendizagem

Resumo

O ensino-aprendizado de Física tem se fundamentado na matematização. Com o intuito de modificar essa estrutura clássica do ensino básico público da região do Campus de Cerro Largo – UFFS. Foi proposto apresentar materiais didáticos e minicursos com exploração de experimentos, reais e virtuais. Além de buscar a melhoria no ensino aprendizado. A Física, no seu desenvolvimento histórico é estruturado em três aspectos: a experimentação, a teorização e a matematização. Já o seu ensino nos níveis fundamental e médio se pauta basicamente sobre os dois últimos aspectos, experimentação e matematização, e entre eles, o caráter matemático é bastante acentuado. Nessa direção, o entendimento da Física de um modo geral constitui um elemento fundamental na formação da cidadania. Embora, a grande parte dos professores reconheça a importância das atividades experimentais para o ensino de Física, o número de professores-praticantes ainda é muito pequeno em relação aos que se limitam ao giz, quadro-negro e apresentações de slides.

Biografia do Autor

  • Magaiver Ten Caten, Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS

    Academico do curso Licenciatura em Física do campus  da UFFS Cerro Largo,Bolsista do projeto de extenção, Evolução no Ensino da física, Com experimentos reais e virtuais Coordenador do DCE UFFS Cerro Largo.

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Publicado

24-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura