DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA PROBLEMÁTICA “EMPIRISMO VERSUS RACIONALISMO”
Palavras-chave:
Ensino de GraduaçãoResumo
A partir de pesquisas sobre metodologias para o ensino de Filosofia, no Subprojeto de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID), verificamos a necessidade de desenvolver conteúdos que possibilitassem uma aprendizagem que transcendesse os limites da sala de aula, e assim, buscar formas didáticas que contribuam para isso. Desta forma, elaborar jogos didáticos que ultrapassem essas barreiras e que contemplem não somente o ensino de Filosofia, mas que promovam o pensamento crítico e a interdisciplinaridade. Com o intuito de concretizar esses jogos, foram estabelecidas reuniões semanais entre bolsistas do subprojeto, o coordenador Thiago Leite e o professor responsável pela criação do grupo de jogos, professor Jerzy Brzozowski, para debatermos metodologias a partir de jogos de tabuleiro e cartas já existentes e com isso utilizar-se dessa base para a confecção de novos jogos. Um dos jogos elaborados, que envolve o ensino de um conteúdo da Filosofia, denomina-se “Racionalismo vs Empirismo”, consiste em um card game, jogado por duas pessoas, em que o objetivo tem como é desconstruir o argumento do oponente. O card game possui 44 cartas, dividas em cartas de argumento (nível 1, 2 e 3), cartas de contra argumento, que possuem um determinado valor para serem postas em jogo, e também cartas de efeito instantâneo que podem ser ativadas a qualquer momento, independente da ordem de jogador. Como resultado dessa comunicação a partir dos encontros promovidos, apresentaremos a proposta do projeto e o jogo desenvolvido.
Palavras- chave: Ensino de filosofia. Jogos de tabuleiro. Interdisciplinaridade. Metodologias.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.