O BÊ – Á – BÁ DOS DEDINHOS
Palavras-chave:
Alfabetização matemática. Anos iniciais. Formação de professores.Resumo
Resumo: O presente trabalho é resultado de um estudo sobre o tema alfabetização matemática desenvolvido pelas autoras no componente curricular de Leitura e Produção Textual II, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/ Campus Erechim/ RS. Objetiva investigar, analisar e refletir sobre a conceituação da alfabetização matemática, sobre sua valorização e sobre as práticas desenvolvidas no contexto escolar e da formação de professores. Problematiza a compreensão da alfabetização matemática na formação de inicial de professores como forma de contribuir para práticas de alfabetização que extrapolem a ênfase sobre a língua materna. Como procedimentos metodológicos foram consultados e analisados os textos de Danyluk (2015), Curi (2004), Souza (2010), D’Ambrosio (2011) e, também, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), que abordam compreensões sobre alfabetização matemática, reflexões sobre experiências de sala de aula e orientações para a prática da alfabetização na perspectiva da integração entre as áreas do conhecimento. Com base na revisão textual pode-se concluir, ainda que parcialmente, que a compreensão da alfabetização matemática como o ato de aprender a ler e a escrever a linguagem Matemática, isto é, compreender e interpretar os sinais, signos e símbolos que representam as ideias básicas para o domínio da disciplina, bem como se expressar por meio das mesmas, necessita de abordagens específicas na formação de professores (Curso de Pedagogia), estas que assegurem a compreensão do significado de alfabetizar de forma integrada na língua materna e na linguagem matemática e o conhecimento e a vivência de práticas com atividades de alfabetização matemática, especialmente com atividades contextualizadas, lúdicas e investigativas, que conferirão significado à leitura e à escrita em matemática.
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