OBESIDADE INFANTIL: PROBLEMATIZANDO HÁBITOS ALIMENTARES
Palavras-chave:
Alimentação Saudável. Ensino de Ciências. Obesidade infantil. Qualidade de vida.Resumo
Resumo: A obesidade infantil é algo que está presente no nosso dia a dia, sendo possível observá-la pela televisão, internet, redes sociais como, também, na rua, nas escolas, entre outros. Em virtude disso, vimos a necessidade de elaborar uma prática educativa na escola, buscando problematizar esta questão com estudantes e professores, discutindo os perigos que a obesidade representa para nossa saúde, assim como, discutir sobre alimentação considerada mais saudável. Para isso, realizamos a prática com uma turma de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, na qual, inicialmente, convidamos os estudantes a participar do processo de verificação da altura e do peso. Após esse processo, analisamos os dados coletados através do cálculo do IMC (índice de Massa Corpórea), utilizando uma tabela de controle de peso infanto-juvenil na qual constam dados de crianças de 2 anos de idade até jovens de 18 anos, diferenciando entre meninos e meninas. Após o desenvolvimento dessa atividade, problematizamos situações vivenciadas por portadores de obesidade infantil com os estudantes, ressaltando os malefícios da obesidade e destacando hábitos de alimentação saudável. Discutindo a necessidade de consumirmos alimentos naturais, como frutas, verduras e sucos, sem o acréscimo de açúcares, ao invés de salgadinhos, doces e refrigerantes, os quais possuem alto teor de açúcar, sódio e conservantes. Ressaltamos, também, a importância da realização de exercícios físicos para mantermos um bom condicionamento e, consequentemente, uma boa qualidade de vida. Portanto, com a realização dessa prática, pudemos perceber a importância de abordar essa temática com os estudantes, pudemos problematizar situações relativas à saúde, ocasionados pelos maus hábitos alimentares. Assim, consideramos que esse tipo de atividade não é importante apenas para os estudantes, mas, também, para nós, como participantes do PIBID, como professoras em formação inicial, podermos fazer algo que faça diferença na vida desses estudantes, além de nos propiciar trabalhar interdisciplinarmente.
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