A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA
Palavras-chave:
Ensino de GraduaçãoResumo
Considerando a recente reinserção da disciplina de Filosofia no currículo escolar, percebe-se uma gama significativa de dificuldades enfrentadas por esta disciplina. Uma das dificuldades encontradas, parte do desconhecimento de métodos didáticos adequados para trabalhar com o ensino da Filosofia. Nesse ponto, nota-se que as dificuldades se agravam ainda mais quando o docente responsável pelo ensino de Filosofia não possui formação na área de atuação. A partir disso, desenvolveu-se um estudo dentro do Programa Institucional de Iniciação de Bolsas a Docência a fim de verificar os métodos e as possibilidades do ensino de Filosofia. O resultado das observações em sala de aula, discussões em grupo e finalmente o teste prático permitiu verificar que há formas dinâmicas e atrativas de ensinar Filosofia. Sendo assim, esse trabalho objetiva mostrar o benefício que uma dinâmica pode trazer ao ensino da disciplina. Para atingir tal objetivo, se fez necessário acompanhar o comportamento e interesse dos alunos em aulas tradicionais de Filosofia e posteriormente acompanhar o comportamento e interesse dos mesmos numa aula prática com o desenvolvimento de uma Oficina de Conceitos. Após a analise dos resultados obtidos com a metodologia de cada aula, as conclusões apontam para a dinâmica como uma inovação de sucesso para o ensino nas aulas de Filosofia para o Ensino Médio.
Palavras- chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Metodologias. Raciocínio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.