A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Taise da Rocha Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Jessica Sozo Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Paola Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
  • Celso Eidt Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim

Palavras-chave:

Ensino de Graduação

Resumo

Considerando a recente reinserção da disciplina de Filosofia no currículo escolar, percebe-se uma gama significativa de dificuldades enfrentadas por esta disciplina. Uma das dificuldades encontradas, parte do desconhecimento de métodos didáticos adequados para trabalhar com o ensino da Filosofia. Nesse ponto, nota-se que as dificuldades se agravam ainda mais quando o docente responsável pelo ensino de Filosofia não possui formação na área de atuação. A partir disso, desenvolveu-se um estudo dentro do Programa Institucional de Iniciação de Bolsas a Docência a fim de verificar os métodos e as possibilidades do ensino de Filosofia. O resultado das observações em sala de aula, discussões em grupo e finalmente o teste prático permitiu verificar que há formas dinâmicas e atrativas de ensinar Filosofia. Sendo assim, esse trabalho objetiva mostrar o benefício que uma dinâmica pode trazer ao ensino da disciplina. Para atingir tal objetivo, se fez necessário acompanhar o comportamento e interesse dos alunos em aulas tradicionais de Filosofia e posteriormente acompanhar o comportamento e interesse dos mesmos numa aula prática com o desenvolvimento de uma Oficina de Conceitos. Após a analise dos resultados obtidos com a metodologia de cada aula, as conclusões apontam para a dinâmica como uma inovação de sucesso para o ensino nas aulas de Filosofia para o Ensino Médio.

Palavras- chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Metodologias. Raciocínio.

Biografia do Autor

  • Taise da Rocha, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
    Discente do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim. Bolsista subprojeto PIBID/CAPES de Filosofia- UFFS/ Campus Erechim
  • Jessica Sozo, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
    Discente do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim. Bolsista subprojeto PIBID/CAPES de Filosofia- UFFS/ Campus Erechim
  • Paola Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
    Discente do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim. Bolsista subprojeto PIBID/CAPES de Filosofia- UFFS/ Campus Erechim
  • Celso Eidt, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Erechim
    Professor do Curso de Filosofia – LP da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim e coordenador de área do Subprojeto Filosofia PIBID/CAPES – Campus Erechim

Downloads

Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino