DESENVOLVIMENTO DA INTERPRETAÇÃO ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Scatolin Universidade federal da fronteira Sul Erechim
  • Fernanda Marmentini Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

Resumo

Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o trabalho de incentivo à interpretação oral desenvolvido na Educação Infantil, tendo em vista que esta quase não é incluída nos planos e projetos de ensino dos professores da Educação Infantil e quando abordada é, predominantemente, feita de forma branda e insuficiente. A análise deu-se por intermédio de um questionário entregue a professoras de duas escolas do município de Erechim-RS, sendo uma da rede municipal e outra da rede privada,  com questões referentes às práticas educacionais aplicadas e sua relação com o tema deste estudo. Buscou-se, a partir da análise dos questionários, compreender como a interpretação oral é desenvolvida na Educação Infantil e a importância dada ao desenvolvimento deste potencial. A interpretação dos resultados foi realizada a partir de uma aproximação com referenciais teóricos desse campo de estudos, no qual se observou um grande distanciamento entre o discurso teórico e a prática utilizada pelos professores no desenvolvimento de atividades que estimulam a interpretação oral das crianças. Com algumas poucas exceções, as quais demonstram coerência com o significado de interpretar, fora percebido na maioria dos relatos que as práticas eram direcionadas à compreensão, logo, observou-se que, entre a maioria dos professores entrevistados, existe uma concepção errônea sobre a diferença entre interpretação e compreensão. Percebeu-se que as práticas educacionais utilizadas não eram sustentadas teoricamente e, portanto, estavam distantes de atingir os objetivos citados pelos professores e de obter êxito no ato de interpretar. Concluiu-se que a interpretação oral é de suma importância para o desenvolvimento da criança e que essa prática será utilizada pela criança durante toda a sua trajetória educacional, escolar e de vida. Logo, é necessário que o professor compreenda que não se deve incitar a interpretação de forma desconexa da realidade da criança, pois, apesar desta ser capaz de inferir sobre diversos assuntos, o estímulo deve ser constante e coerente com sua capacidade.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento oral. Crianças pequenas. Práticas educacionais.

Biografia do Autor

  • Patrícia Scatolin, Universidade federal da fronteira Sul Erechim
    Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E-mail: patriciascatolin@hotmail.com
  • Fernanda Marmentini, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim

    Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Auxiliar de desenvolvimento Infantil. E-mail: femarmentini@hotmail.com

  • Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
    Professora do Curso de Pedagogia da UFFS Campus Erechim. Mestre em Educação. Orientadora do trabalho realizado no Componente Curricular de Ensino da Língua Portuguesa: Conteúdo e Metodologia. E-mail: zoraiabittencourt@gmail.com

Downloads

Publicado

22-11-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa