PIBID- DIVERSIDADE - EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO IRENO ALVES DOS SANTOS
Palavras-chave:
Formação docente, Educação do campo, Solos.Resumo
Esse trabalho tem como finalidade socializar a experiência de iniciação à docência, através de uma atividade elaborada pelos acadêmicos do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Licenciatura, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Diversidade, no Colégio Estadual do Campo - Ireno Alves dos Santos, localizado no Assentamento Ireno Alves dos Santos, município de Rio Bonito do Iguaçu-PR. Esse programa é financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem como objetivos principais incentivar a prática da docência, contribuir no processo de formação inicial de docentes e no processo ensino-aprendizado dos alunos do colégio. A atividade relatada a seguir foi realizada na turma do 6º ano com a disciplina de Ciências. O tema trabalhado foi Solos em formato de oficina, o qual foi inicialmente introduzido um contexto geral, com exposição teórica referente ao assunto e os solos existentes na região. Em seguida, foram realizadas pinturas compostas por diferentes tipos de solos coletados nas proximidades do próprio colégio. Nesta coleta foi possível observar características dos diferentes solos como textura, composição e cor, possibilitando aos alunos uma melhor compreensão sobre este tema. Após a confecção das tintas pelos bolsistas, os alunos realizaram a pintura. Portanto, ao desenvolver esta atividade pedagógica foi possível constatar a importância de vivenciar e respeitar o cotidiano escolar e a contribuição da mesma no processo formativo dos acadêmicos através da vivência da prática docente, da importância da sala de aula e da relação entre teoria e prática. Por fim, podemos perceber como resultado final que a atividades práticas como esta são capazes de instigar os alunos, despertando-os para a curiosidade em busca do conhecimento. Uma dificuldade a ser relatada quanto à realização de atividades práticas, é a falta de tempo para preparar e organizar os materiais antes e após as aulas. Por esta razão, é possível afirmar que ao desenvolver atividades como esta, o programa Pibid contribui com a melhoria da educação, tanto na formação inicial de professores, quanto nas escolas envolvidas.Downloads
Publicado
03-10-2016
Edição
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino
Licença
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