ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIO E URGENTE
Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado. Professores. Escolas.Resumo
RESUMO: O presente trabalho relata algumas ações desenvolvidas pelo Curso de Extensão promovido pela Universidade Federal Fronteira Sul(UFFS) e intitulado: “Alunos com deficiência nas escolas públicas da região do Alto Uruguai: uma discussão necessária e urgente” com os professores da rede estadual de ensino que atuam na Sala de Recursos Multifuncional no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ao longo do ano de dois mil e quinze foram realizados quatro encontros, correspondendo a vinte quatros horas de formação, nos quais foram desenvolvidas oficinas, painéis e discussões quanto as especificidades que envolvem a criança com deficiência em idade escolar. Os trinta e seis participantes do curso tiveram a possibilidade de discutir suas ações, teorias e práticas que enfatizam a gestão escolar, avaliação, tecnologias assistivas e educação inclusiva. As ações foram planejadas com intuito de atender aos objetivos propostos que visavam fomentar momentos de reflexão sobre a avaliação escolar, oportunizar formação sobre as tecnologias assistivas para os professores das Salas de Recursos utilizassem as mesmas com seus alunos. Ao fim das atividades programadas, foi possível sintetizar algumas conclusões; como a necessidade de manter cursos de extensão voltados exclusivamente para professores (as) que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, bem como o interesse por parte dos participantes em introduzir ou ampliar as atividades pedagógicas que utilizam a tecnologia como ferramenta com seus alunos e a ampliação das discussões quanto à avaliação nas instituições de ensino em que os participantes atuam. Os resultados, mesmo que visíveis, quando nos aproximamos das escolas de Educação Básica, carecem de maior analise, no entanto, reforçam a necessidade da manutenção das atividades de extensão com o público e o tema em questão.
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