ESTUDANDO AS PROPRIEDADES DO AR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Janice Helena Grudka Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo - RS.
  • Jonas Both de Melo Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo - RS.
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo - RS.
  • Tiago Silveira Ferrera Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo - RS.

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Aula prática, Propriedades do ar

Resumo

Buscamos com este trabalho relatar uma atividade prática realizada na turma do 6º Ano, da Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz, situada em Cerro Largo/RS, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID Ciências Biológicas) e Programa de Educação Tutorial (PETCiências). Devido a necessidade de trabalharmos sobre as propriedades do ar, elaboramos uma atividade prática numa indissociação entre teoria e prática. Iniciamos a aula fazendo algumas perguntas: “Vocês sabem o que é o ar?” “Onde podemos encontrar o ar?” Os alunos aos poucos foram contribuindo na construção das respostas que foram anotadas em seus cadernos. Para exemplificar, solicitamos que um aluno jogasse uma folha amassada e outra sem amassar no chão ao mesmo momento, para ver qual delas cairia primeiro. Para a outra atividade, colocamos água dentro de duas garrafas pet (600/ml). Inserimos um canudo e fechamos a extremidade de uma das garrafas com massa de modelar, enquanto que a outra, extremidade da garrafa, deixamos sem massa de modelar. Logo, pedimos que dois alunos bebessem a água das duas garrafas para ver o que acontecia. Solicitamos aos alunos que escrevessem o que percebiam no caderno de ciências. Após, verificamos que os alunos construíram respostas para tentar explicar os acontecimentos. Para muitos ficou claro que o ar está em todos os lugares e ocupa todos os espaços, de forma a considerar alguns fatores como a umidade, a temperatura, a compressibilidade, a densidade, entre outros. A interação dialógica no inicio das atividades foi a fonte motivadora na formulação de hipóteses que surgiram durante a realização das atividades práticas, proporcionando a construção de respostas para os questionamentos iniciais. Acreditamos que ensinar e aprender compreende diversos mecanismos de desenvolvimento da aprendizagem. Nesse sentido, as atividades práticas assumem um papel importante no desenvolvimento do sujeito, aluno, tornando-o um leitor de mundo.

Downloads

Publicado

20-10-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino