COMPOSIÇÃO ARBÓREA URBANA NO CENTRO DO MUNICÍPIO DE REALEZA PARANÁ

Autores

  • Alexandre Bellé Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Berta Lucia Pereira Villagra Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

Palavras-chave:

Ensino de Graduação

Resumo

A arborização urbana tem um papel fundamental na manutenção da cidade, pois, as árvores proporcionam um bem-estar com sombras e consequentemente um clima agradável. Vários estudos demonstraram a relevância de se conhecer a diversidade e composição arbórea de onde vivemos. No Paraná observamos a Mata Atlântica como sendo a principal área florestal do estado, mas a maior parte dos remanescentes florestais se localiza em pequenos fragmentos protegidos por leis ambientais e fora disso às pequenas áreas nativas estão altamente perturbadas pela ação humana e também estão isoladas de outros fragmentos. No Sudoeste do Paraná observamos essas fragmentações florestais nas áreas urbanas inseridas principalmente em nossos bosques, os mesmos isolados pelo crescente crescimento urbano e degradados devido a medidas de manejo inadequadas de conservação, como o plantio de espécies exóticas no lugar das espécies nativas, isto assim podendo levar a extinção da flora nativa. Diante disso, pretende-se realizar um levantamento arbóreo urbano no centro do município de Realeza, Paraná, onde será realizado um estudo, de caráter quantitativo para saber a quantidade total de árvores, onde se fara o levantamento a pé e posterior coleta de ramos com folhas, flores e frutos, que serão levados ao Herbário Real para identificação de todas as espécies e famílias, e confeccionar posteriormente uma coleção de referência do município através de chaves de determinação de espécies. Um pré-levantamento já foi constatado um grande numero de indivíduos das famílias mais representativas dos grupos de Ligustrum lucidum (alfeneiro) e Cinnamomum zeylanicum (canelinha) entre outras. Será possível com esta metodologia apontar quais as espécies arbóreas presentes na área urbana, e quais árvores estão realizando melhor o sombreamento das vias públicas e identificar as que mais se adaptam ao local indicado de plantio, respeitando o espaçamento das calçadas e ruas do município em questão.

Palavras-chave: Arborização. Diversidade. Árvores. Urbanização.

 

 

Referências

CIELO FILHO, R.; SANTIN, D. A.. Estudo florístico e fitossociológico de um fragmento florestal urbano - Bosque dos Alemães, Campinas, SP. Revista Brasileira de Botânica, Campinas - Sp, v. 25, n. 3, p.291-301, set. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ /rbb/v25n3/a05v25n3.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2016.

NASCIMENTO, H. E. M.; DIAS, A. S.; TABANEZ, A. A. J.; VIANA, V. M.. ESTRUTURA E DINÂMICA DE POPULAÇÕES ARBÓREAS DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NA REGIÃO DE PIRACICABA, SP. Revista Brasileira de Biologia, Piracicaba - SP, v. 59, n. 2, p.329-342, 30 jun. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf//rbbio/v59n2/v59n2a14.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2016.

VIANA, V. M.; PINHEIRO, L. A. F. V.. Conservação da biodiversidade em fragmentos florestais. Série Técnica Ipef, São Paulo, v. 12, n. 32, p.25-42, dez. 1998. Disponível em: <http://www.avesmarinhas.com.br/8 - Conservação da biodiversidade em fragmentos.PDF>. Acesso em: 27 jun. 2016.

Downloads

Publicado

04-10-2016

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino