CONHECENDO O MUNDO A NOSSA VOLTA ATRAVÉS DE CULTIVO DE MICRORGANISMOS

Autores

  • Paula Betina Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Tiago Silveira Ferrera Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Aula prática experimental, Bactérias.

Resumo

O presente relato aborda e analisa uma aula prática experimental que foi realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo. A presente aula prática experimental foi realizada para iniciar o conteúdo de bactérias e para isso foi realizado um cultivo bacteriano com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de constatar os microrganismos presentes nos objetos/ambiente de vivência dos alunos, sendo o principal objetivo a melhor compreensão do conteúdo: bactérias. A prática foi realizada em sala de aula, com meio de cultivo com material alternativo, onde foi dissolvido um caldo de carne, dois pacotes de gelatina incolor (12 g cada) em 500 ml de água e o conteúdo foi despejado em seis potes plásticos descartáveis (200 ml cada) com tampas. A aula experimental ocorreu em dois momentos diferentes, no primeiro os alunos dividiram-se em grupos, definiram o local de coleta da amostra, após com o auxílio de cotonetes, semearam microrganismos no meio de cultivo que foi fechado com sua tampa. Na semana seguinte, ocorreu o segundo momento que foi à observação dos resultados e escrita do relatório da aula prática. Foram seis locais diferentes de coleta de amostras (pé, anéis, janela, mesa dos alunos, mesa dos professores/as e lixeira), em todos houve o crescimento de bactérias e fungos nas culturas. A partir deste cultivo foi possível que os alunos observassem e percebessem a quantidade de esporos de microrganismos nos ambientes que nos rodeiam. Através do relatório, foi possível perceber como essa aula foi construtiva para eles, como pode ser observado na passagem extraída do relatório do Aluno 2: “depois de fazer esse trabalho me admirei do que vi, eram colônias de microrganismos, haviam microrganismos por toda parte por isso temos que ter uma boa higiene”. Aproveitou-se para explicar também aos alunos, que há algumas bactérias benéficas para os seres humanos e que outras podem ser patogênicas, demostrando, dessa forma, a importância da higiene e asseio pessoal. Com a experimentação, ocorre o favorecimento do processo de ensino e do processo de aprendizagem, em que professor e alunos constroem o conhecimento juntos. Essa metodologia faz com que os alunos se envolvam, reflitam, investigam e interajam entre si, reconstruindo conhecimentos em Ciências.

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Publicado

20-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino