TÉCNICA DE EXTRAÇÃO DE DNA: UMA FORMA DIDÁTICA DE ENTENDER O DNA EM CONCEITOS PRÁTICOS
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Ensino de graduaçãoResumo
O ácido desoxirribonucleico (DNA) muitas vezes mostra-se como algo complexo de ser compreendido em sentidos práticos. Grande parte dos estudantes de imediato imagina a tão conhecida alfa hélice proposta em 1953 pelos cientistas James Watson e Francis Crick. Nesse sentido, a técnica de extração de DNA apresenta-se como uma forma didática na busca pela compreensão de como essa molécula se encontra no núcleo celular. Entre os materiais necessários estão: amostra (vegetal ou animal), álcool 70%, sal e detergente. Graças a esses principais componentes é possível fornecer meios para explicação dos diferentes processos que ocorrem ao longo do desenvolvimento do objeto de estudo em questão, tais como as diversas etapas que se dão em nível celular. Um exemplo disso é o rompimento da membrana plasmática, proporcionado tanto pelo processo mecânico como químico do detergente em ação sobre a membrana. Dessa forma, esse método muito além de ensinar sobre DNA fornece ao professor a oportunidade da aplicação de conceitos celulares importantes. Após as diversas etapas do material analisado é possível obter uma espécie de emaranhado esbranquiçado denso apresentando-se como DNA. Através dele há possibilidade de demonstrar aos estudantes como essa estrutura apresenta-se na natureza. Outro ponto importante é o baixo custo que essa técnica científica requer fato importante no racionamento de recursos; principalmente em boa parte das escolas públicas. Assim, nota-se que tal método serve como recurso didático facilitador na busca pela compreensão de um assunto chave que muitas vezes é compreendido no sentido teórico, contudo, o mesmo pode não ocorrer em questões práticas. A partir disso, espera-se demonstrar a grande importância que essa prática possui na elucidação desse tema tão importante no estudo, pesquisa e ensino de uma molécula amplamente difundida no contexto científico mundial.
Palavras-chave: ácido desoxirribonucleico; ensino; prática.
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