OS DESAFIOS DA MONITORIA ACADÊMICA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Ana Carolina Teixeira Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Débora Tavares de Resende e Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó.

Palavras-chave:

Monitor, Acadêmicos, Conhecimento, Formação profissional

Resumo

Os programas de monitoria acadêmica são atividades que desempenham um papel de grande relevância no que diz respeito à complementaridade do conteúdo repassado durante as aulas das disciplinas da graduação, pois desenvolvem a ampliação e a troca de conhecimentos sendo uma forma de promover a interação entre discentes e docentes, contribuindo com a formação profissional do acadêmico responsável pela monitoria. A monitoria fora realizada com o intuito de auxiliar o docente responsável, na preparação e organização dos materiais e ambiente a ser utilizado durante as aulas práticas dos componentes curriculares, dar suporte aos acadêmicos durante os estudos realizados no laboratório, esclarecer duvidas e contribuir para o melhor aproveitamento do conteúdo por parte dos acadêmicos. A monitoria integrou os componentes curriculares de morfofisiologia I e Anatomia II, ofertadas aos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul respectivamente, durante o primeiro semestre do ano letivo de 2016 e ocorriam nos turnos e intervalos livres dos acadêmicos de ambos os cursos. Em relação às atividades de monitoria realizadas durante o semestre, a que mais demandou conhecimento, tempo e propiciou grande experiência, foi à realização de uma aula sobre neuroanatomia e vascularização do sistema nervoso dada aos acadêmicos do curso de Enfermagem no laboratório de anatomia da Universidade, que demandou a revisão de conteúdos já estudados a cerca do assunto e a preparação de material e conteúdo de forma sucinta e elucidativa, a fim de ser repassado aos acadêmicos da melhor maneira possível. A realização desta atividade enriqueceu grandemente o aprendizado e a formação acadêmica e profissional, pois além da obtenção do conhecimento para ministrar a aula, verificou-se a necessidade de se pensar na melhor forma de expor o conhecimento adquirido aos acadêmicos, por ser a primeira experiência pedagógica de ensino, desenvolvida até então durante o período de graduação. Os acadêmicos que participaram das atividades de monitoria relataram que os momentos de estudo realizados no laboratório foram de grande valia e extremamente proveitosos, pois contribuíram para um melhor desempenho no componente curricular cursado durante o semestre auxiliando no processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos durante o período em que se realizou a monitoria. Para o monitor, as atividades propiciaram incentivos ao desenvolvimento de ações colaborativas visando à troca de conhecimentos entre os acadêmicos para alem do período vigente da monitoria.

Downloads

Publicado

10-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino