ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO E APRENDENDO POR MEIO DAS DIFERENTES LINGUAGENS E DO BRINCAR
Palavras-chave:
Estágio. Educação Infantil. Música.Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a prática docente realizada no Estágio curricular supervisionado: em educação infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Sendo realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Noemia, cidade de Sananduva/RS. Essa processo iniciou-se com a observação da turma, do espaço escolar, da escola e dos alunos, bem como os processos de ensino e aprendizagem os quais estavam sendo trabalhado nessa etapa da educação pela professora titular, visando o reconhecimento de demandas para posteriormente elaborar o projeto de trabalho docente a ser realizado naquela turma. Durante as observações com o Pré A, foi percebido que, como a turma permaneciam o dia todo na escola, quando chegava a parte da tarde, mostravam-se cansados. Então a necessidade era de atividades de aprendizagem diferentes do que eles estavam acostumados. Para isso foi pensado no trabalho com materiais potencializadores, para que por meio de atividades dinâmicas pudéssemos despertar nas crianças o interesse pela aprendizagem. O projeto teve como objetivo geral propiciar situações de aprendizagem que envolvesse desafios e oportunidades na sala de aula e espaços da escola, para a manipulação e a aprendizagem de modo que as descobertas das crianças possibilitem a vivência das diferentes linguagens e a construção significativa do conhecimento. Desenvolvi o Estágio Supervisionado, valorizando a importância da criança conhecer o mundo por meio da experimentação, situações de aprendizagem, materiais significativos como, argila, caixas de papelão, madeira, salão de beleza, ferramentas, brincadeiras e jogos. A turma era inquieta, gritavam muito uns com os outros, precisei então procurar um meio para que pudesse ser ouvida por eles, (a maioria das crianças eram oriundas de um contexto social de baixa renda). Diante da realidade da turma procurei pensar em algo pedagógico que pudesse contribuir para o desenvolvimento das crianças, foi então que ao cantar com eles percebi que, quando cantávamos eles se acalmavam, sorriam, se alegravam. Encontrei na música uma aliada para meu trabalho, vi que lhes fazia bem. Reorganizei o planejamento acrescentando nos planos de aula proposta de entoação para cada encontro. Assim a música tornou-se minha aliada no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Me proporcionando ajuda para por em prática meu planejamento pedagógico. Conclui-se, portanto, que o período de estágio além de ser um espaço de aprendizagem do graduando, possibilita uma intervenção na realidade escolar, bem como reflexão sobre a teoria e prática, relação aluno/professor da escola pública. Permitindo assim um processo de formação no qual a práxis se mostra imprescindível e o planejar tendo em vista a necessidade de cada aluno e sua particularidade.
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