MODELAGEM NA EDUCAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SERVIÇO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida com um grupo de professores que ensinam matemática e participam de ação de formação continuada promovida por uma Universidade pública do sul do Brasil. Os encontros do grupo acontecem mensalmente e são conduzidos seguindo os princípios da investigação-formação-ação de modo que as temáticas de estudo provém das demandas e dos problemas que os professores enfrentam na sua ação docente. Dessa forma, tomando como ponto de partida as necessidades e os problemas da prática cotidiana dos professores, entre eles a falta de interesse dos estudantes e a dificuldade de atrair a atenção deles e mostrar a aplicabilidade dos conteúdos ensinados, no ano de 2015 sugeriu-se como plano de trabalho: estudo dos fundamentos da Modelagem na Educação; realização e planejamento de tarefas de Modelagem na Educação de modo coletivo e cooperativo no grupo; implementação das tarefas de modelagem na sala de aula e socialização da aplicação das tarefas com os colegas, de modo a realizar uma avaliação do processo vivenciado. Os temas das tarefas de modelagem planejadas e implementadas com estudantes da educação básica centraram-se em: construção de embalagens, o conceito de densidade para explorar razão e proporcionalidade, edificação, construção de um horto medicinal e cubagem de madeira. Durante a socialização no grupo das tarefas implementadas com os estudantes foi possível perceber reflexões sobre e para a prática docente. Ademais, os professores apontam algumas dificuldades de inserir a modelagem matemática na sala de aula, entre elas destacam-se: as condições de trabalho do professor, incluindo aí o tempo para o planejamento e implementação das tarefas planejadas, o número de estudantes por turma e a falta de recursos materiais; a influência de fazer cumprir o que está prescrito acerca dos conteúdos programáticos e a insegurança do professor para conduzir tarefas de modelagem, considerando a imprevisibilidade das mesmas. Entretanto, os professores reconhecem o potencial das tarefas de modelagem para o ensino e aprendizagem de Matemática.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.