COMPREENSÕES SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • anna carla lima Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Formação. Professores

Resumo

Este resumo tem como objetivo relatar as concepções do estágio no ensino de ciências do componente curricular Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo – RS   da 7° fase do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, com a carga horaria de 51 horas que tem como objetivo geral refletir sobre concepções de Ciência e Docência articulados a processos de ensino. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski que está situada em Guarani das Missões-RS, com as turmas do 5° e 6° ano. O estágio proporciona um convívio com o ambiente escolar afim de colocar os conhecimentos teóricos e práticos recebidos durante toda a nossa formação acadêmica em prática, através deste podemos vivenciar a experiência em sala de aula como futuros professores, exercendo a docência de forma consciente. O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece aspectos indispensáveis para a formação da construção de saberes, além do conhecimento técnico é necessário que o profissional adquira a habilidade de trabalhar com o público alvo, levando em consideração que o mesmo possui opiniões e vivenciam realidade diferentes. O Estágio Supervisionado é uma atividade indispensável na construção da identidade profissional uma vez que o professor, enquanto sujeito da própria formação, constrói seus saberes ancorados na superação da fragmentação do conhecimento, favorecendo a visão e o trabalho compartilhado no contexto educacional. Nos cursos de licenciaturas o estágio supervisionado é um momento especial para o aluno. Pois o estágio é uma atividade que traz inúmeros benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e principalmente para o estagiário. O estágio supervisionado funciona como uma forma de inclusão dos estudantes universitários à realidade e vivência de uma escola. Visto que esse contato é de fundamental importância para a formação do novo professor que está sendo formado.

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Publicado

28-09-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino