ALIMENTOS, NUTRIENTES E SAÚDE UMA ANÁLISE SOBRE AS ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS NA ESCOLA
Palavras-chave:
O presente relato aborda a reflexão de duas atividades práticas ministrada em uma aula de Ciências com alunos do 8º ano durante o Estágio Curricular Supervisionado III, Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da UniResumo
O presente relato aborda a reflexão de duas atividades práticas ministrada em uma aula de Ciências com alunos do 8º ano durante o Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo. A temática da atividade desenvolvida foi intitulada como “Alimentos, nutrientes e saúde” que objetivou compreender os diferentes componentes nutricionais dos alimentos, suas propriedades e a importância na saúde do indivíduo através da identificação de amido e de proteínas nos alimentos. Os alunos receberam um roteiro para a realização das duas atividades práticas. Em seguida, iniciamos o procedimento inserindo nos alimentos uma gota de Iodo sendo observados os resultados durante alguns minutos: os alimentos que contém amido apresentaram uma coloração preta ou roxa e na ausência deste, o alimento apresentou uma coloração alaranjada ou amarela. Para a identificação de proteínas foi utilizada clara de ovo cozido e a clara de ovo cru, são diferentes por que devido ao calor, as substâncias que formam o ovo principalmente as proteínas, vão sofrer alterações e vão ligar – se umas às outras, assim a gema e a clara que eram líquidas ficaram sólidas a cor também varia, neste caso, as proteínas do ovo cozido não aparecem porque já foram desnaturadas durante o cozimento. Após a realização das atividades práticas os alunos completaram um quadro e resolveram quatro atividades para refletir sobre as conclusões das atividades sobre a importância do amido no nosso metabolismo, os alimentos com amido são nutritivos e uma boa fonte de energia devendo fazer parte de nossa alimentação e as proteínas fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. A turma era composta por seis alunos, realizaram as atividades com muita facilidade pois acompanharam com muita atenção o procedimento das atividades. Os conceitos abordados foram escritos no caderno antes da prática ser realizada, todos os alunos responderam as questões relacionadas as atividades práticas no relatório [1]da prática, em seguida foram corrigidas em grupo e coladas em seus cadernos. As atividades práticas, devidamente planejadas, potencializaram a compreensão sobre os conceitos relacionados e a compreensão dos conteúdos desenvolvidos em aula, sobre a temática.
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