A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO I NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Lucas Azeredo Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Maria Andreis Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

Palavras-chave:

ensino de geografia, uso de tecnologias, Estágio I, ensinar e aprender.

Resumo

Esta apresentação se refere ao contexto de realização da prática de Estágio Curricular Supervisionado: práticas de ensino I, no âmbito da Licenciatura em Geografia na UFFS, Chapecó/SC, realizado no primeiro semestre de 2016. Esta vivência compreende o diálogo com a escola, o que implica: entrevistas com professores, alunos, gestores, pais e funcionários; estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP); acompanhamento reflexivo de reuniões e intervalos de aulas com professores e alunos; e, também, inclui o acompanhamento, na forma de observação e registro analítico e sistemático, de um total de 15 horas-aulas de Geografia e 04 horas-aula de outro componente curricular, em duas turmas nos anos finais do Ensino Fundamental. Essa experiência permitiu a construção de diferentes e importantes aprendizagens, especialmente as relacionadas aos processos de mediação pedagógica dos conhecimentos que, na escola, envolvem os conteúdos. Destacamos aqui aspectos gerais das aulas, nas quais notamos que a desatenção dos alunos, entendida como desinteresse, mostrou-se mais evidente nos encontros caracterizados como “sempre a mesma coisa”, cujas estratégias são do tipo aula expositiva oral, nas quais não se abrir para formas diferentes de ensinar, ou experimentar novas técnicas de aprendizagem. Essa dimensão evidenciou a questão do uso de tecnologias digitais no ensino de Geografia, que nos chamou a atenção, para destacar neste resumo. Vale lembrar que, em razão do avanço rápido dos meios de comunicação, a cada geração verifica-se uma maior capacidade de adaptação às novas tecnologias, ao contrário gerações passadas. Atualmente, a sociedade passa por um grande processo de transformação na questão dos avanços tecnológicos, o que afeta diretamente no meio técnico-científico-informacional, em que se dá a redução da questão do espaço-tempo. Com base na análise desses elementos tecnológicos e por meio do acompanhamento de aulas de cunho tradicional, com assuntos apresentados oralmente pelo professor, entendemos que a ideia de trabalhar usando a tecnologia no ensino da geografia, pode ser uma ferramenta importante no processo de aprendizagem, funcionando como método auxiliar de ensino. Pudemos perceber que os docentes podem experimentar as técnicas com uso de recursos informacionais e, com isso, “reinventar” os métodos de desenvolvimento das aulas. As inovações tecnológicas podem ser aproveitadas de modo a construir conhecimentos, já que os alunos estão abertos ao que se passa no mundo virtual, a maior parte do tempo disponível. E, por isso, não se pode descartar sua utilização em sala de aula. O trabalho com jogos educativos, gráficos, slides, vídeos da internet e imagens permitem um excelente enriquecimento das reflexões a respeito dos assuntos nas aulas. Também, podem ser um meio de relacionar com a categoria geográfica lugar, pela sistematização de diálogos com a comunidade, o que poderia dar origem a documentários. Assim, inferimos que a utilização das tecnologias, pode ajudar na relação de ensino e de aprendizagem, destacadamente, no caso da geografia em interação com outras áreas.

Biografia do Autor

  • Lucas Azeredo Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Acadêmico da 6ª fase do curso de geografia, campus Chapecó-SC
  • Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.
    Doutora em Educação nas Ciências com concentração em Geografia, professora do CC Estágio Curricular I na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

Downloads

Publicado

10-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino