PIBID: INTERVENÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES DISCENTES
Palavras-chave:
Ensino de GraduaçãoResumo
Resumo: O presente artigo relata experiências da autora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim/RS a partir do Subprojeto de Pedagogia: Alfabetização e Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva refletir, em particular, sobre uma situação de aprendizagem intitulada: Alimentação saudável: o teatro como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento. Metodologicamente as demandas emergem das observações da autora, em turmas de alfabetização, acerca da necessidade de problematizar a questão da alimentação dos (as) alunos (as) e que resultou na proposição de um projeto e a participação e inserção de demais bolsistas em atividade de teatro sobre alimentação saudável, em escola pública de rede estadual de ensino de Erechim/RS, com extensão aos (as) alunos (as) do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Iniciamos com o levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônico. Problematiza a contribuição de situações de aprendizagens que envolvam recursos didáticos pedagógicos que visem permanentemente à construção do conhecimento pleno dos educandos. Buscamos sustentação teórica em Freire 2011 e os Parâmetros Curriculares Nacionais 1997, que abordam a importância de a docência trabalhar com temas transversais no processo de ensino e aprendizagem, entre outros. Resultados parciais evidenciam a necessidade de um planejamento coletivo, a organização de atividades conjuntas com objetivos claros para a criação de situações de aprendizagem que, de fato, promovam a construção de um conhecimento capaz de operar mudanças na vida dos (as) alunos (as).
Palavras-chaves: Iniciação à Docência; Situações de Aprendizagem; Anos Iniciais Ensino Fundamental
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