RELATOS DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR EM 2016 NOS COMPONENTES DE GEOGRAFIA URBANA, GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL E BIOGEOGRAFIA NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFFS-ERECHIM.
Palavras-chave:
Iniciação à docência. Geografia. Atividade de Monitoria.Resumo
O presente escrito compreende a finalização de um projeto iniciado em maio de 2016. Tem como finalidade relatar o desenvolvimento das atividades de monitoria nos componentes de Biogeografia, Geografia da Região Sul e Geografia Urbana, do curso de Geografia, da Universidade Federal da Fronteira, Campus Erechim (UFFS), exercida pelo acadêmico Dayvid Carlos Ferreira da Silva, tal como a importância desta atividade na formação acadêmica do monitor. A primeira parte busca fazer uma análise crítica das atividades desenvolvidas ao longo da monitoria, tal como a relevância destas frente aos componentes do curso de Geografia, procurando realizar uma apresentação da importância desta atividade na formação acadêmica do graduando. A segunda parte compreende as metodologias utilizadas na realização das atividades. Por último, é realizada uma sucinta reflexão a respeito das atividades desenvolvidas e da experiência enquanto monitor. A monitoria teve três meses de vigência (de 11 de abril à 09 de julho), tendo como ponto de partida a elaboração de seu Projeto. Dentre as atividades desenvolvidas ao longo da monitoria podem ser citadas: 1) a colaboração na organização do Trabalho de Campo do curso de Geografia, (integrado entre a terceira e sétima fase do curso), tendo como roteiro o estado de Santa Catarina, em especial Florianópolis, Balneário Camboriú e o Vale do Itajaí; 2) contribuição no encaminhamento da solicitação dos auxílios aos cursantes dos três componentes curriculares abrangentes da monitoria; na colaboração nas indicações e aportes de materiais bibliográficos; nas orientações para elaborações de atividades das disciplinas, a exemplo de materiais didáticos, exsicatas e recursos cartográficos e 3) participação na organização da III Jornada Pedagógica do Curso de Geografia. É importante frisar que a monitoria tem promovido a participação democrática dos estudantes nas atividades pedagógicas de seus cursos desde sua implantação a partir da Lei Federal n° 5540, e, esta tem sido a cada dia melhor reconhecida dentro das universidades brasileiras, e isso, nas palavras de Lins et al. (2009) advém do pensamento pedagógico crítico-progressista que promove esta interação. O envolvimento com parte do cotidiano e mesmo as trocas de experiências entre estudante e professor, contribui para uma análise mais integrada da realização pedagógica dentro das universidades. No desenvolver da monitoria a maior dificuldade enfrentada pelos monitores é o cumprimento do que estava previsto no planejamento, e atualmente isso se agrava, sobretudo pela instabilidade política e econômica que o país está enfrentando nos últimos anos. Além disso, o reconhecimento dos estudantes cursantes nos componentes com relação ao papel do monitor ainda é um obstáculo a ser superado dentro das universidades, tal como o rompimento com o papel de utilitarismo muitas vezes exercido por estes.
Referências
LINS, Leandro Fragoso et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009. Recife. Anais... CEGEO, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.