MONITORIA EM ESTUDOS DA LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Angélica Margaret Barbosa Cortez "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
  • Gilberto Corrêa Gesser "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
  • Naiane Carolina Menta Três "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Oficinas. Monitoria.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explanar acerca das atividades realizadas por uma bolsista e quatro voluntários do Projeto Monitoria em estudos da Língua Espanhola, do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza. A monitoria funcionou em atividades realizadas durante quatro meses com carga horária de 12h semanais. As atividades do projeto são realizadas de três modos: agendamento de horário dos acadêmicos com os monitores, quanto a dúvidas sobre os conteúdos, postagens no facebook relacionadas aos estudos realizados nos componentes de língua espanhola e às culturas de países hispânicos. E a realização das oficinas, na qual os monitores tentam instigar os alunos a praticarem a oralidade, leitura e a audição da Língua Espanhola. A primeira oficina foi intitulada Taller de juegos en español, desenvolvida por meio de um jogo lúdico de perguntas e respostas. A segunda foi denominada Música y lengua española: um aprendizaje con diversión, realizando um trabalho de pré-leitura, leitura e pós-leitura com uma música española. A terceira, foi: Cortometraje: uma reflexión acerca de los relacionamientos escolares, um trabalho reflexivo com o curta Cuerdas relacionando o curta às vivências do contexto escolar dos participantes da oficina. A última oficina ofertada foi Los cinco sentidos, na qual foram trabalhados um vídeo, um jogo de adivinhação e degustação de ingredientes, no intuito de aguçar os sentidos dos participantes. Portanto, todas as atividades realizadas foram pensadas como um momento de prática docente dos monitores, visando a aprendizagem da língua espanhola dos participantes de modo ativo, com atividades dinâmicas, de maneira a promover um ensino significativo e real da língua em uso.

Biografia do Autor

  • Angélica Margaret Barbosa Cortez, "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
    Acadêmica do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza, PR. Bolsista do Projeto Monitoria em Estudos da Língua Espanhola. angelicambcortez@gmail.com
  • Gilberto Corrêa Gesser, "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"

    Acadêmico do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza, PR. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e voluntário do Projeto Monitoria em Estudos da Língua Espanhola. gilbertocorreagesser@gmail.com

  • Naiane Carolina Menta Três, "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
    Docente de Língua Espanhola no Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza, PR. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e coordenadora do Projeto Monitoria em Estudos da Língua Espanhola. naiane.menta@uffs.edu.br

Downloads

Publicado

22-09-2016

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino