GARRAFA DE LEYDEN: PRATICANDO AÇÃO E REFLEXÃO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Atividade experimental, prática reflexiva, garrafa de Leyden, PIBID, PET.Resumo
Uma das metodologias mais adotadas atualmente, no ensino de Física, é a experimentação. Na qual pode ser desenvolvida através de diferentes tipos de abordagens, como a comprovação de leis e teorias, o que não torna atividade experimental tão eficaz, mas também pode ir além, contemplando a construção do conhecimento dos estudantes através de reflexões, investigações, construções de hipóteses e conclusões referente ao experimento realizado. No entanto, em muitas situações, ao se propor uma atividade experimental voltada para ação e reflexão, o tempo dedicado para esse momento acaba sendo insuficiente. Dessa forma, foi desenvolvida uma atividade prática experimental sobre eletrostática desenvolvidas em aulas de Física juntamente com o terceiro ano do Ensino Médio de uma escolapública de educação básica, em que apresentamos como objetivo a reflexão e análise do experimento conhecido como Garrafa de Leyden. Para essa prática fez-se uso de duas horas aulas. Em nossa primeira aula foi utilizada a História da Ciência para contextualizar o experimento trabalhado e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, uma vez que tal experimento foi de extrema importância para o desenvolvimento da teoria da eletricidade, hoje tão fundamental para nós. Após esse momento inicial, buscou-se a participação ativa dos estudantes na prática através da construção do aparato experimental, que foi realizada com o uso de materiais de fácil acesso, como papel alumínio, potes de plástico, bolas de isopor, fios condutores e pregos. Durante a construção do equipamento, procurou-se introduzir alguns conceitos relacionados com o equipamento, como a ideia de capacitor, capacitância e materiais condutores e não-condutores, a fim de potencializar a prática realizada. A construção da Garrafa de Leyden foi finalizada no início da segunda aula, na qual o tempo restante foi utilizado para manipulação e reflexão do experimento realizado. Assim sendo, durante a realização da aula, foram abordadas questões relacionadas à reflexão, análise e discussão do experimento e de seus resultados, dedicando um tempo maior da prática para esse momento. Pois momentos como esse da realização da prática experimental favorecem a construção do conhecimento pelos estudantes e, portanto, é preciso dedicar um tempo a mais da prática para essa atividade. Pois aprender Física como as Ciências em geral, requer atividades reflexivas. Por fim, pode-se destacar que essa atividade foi possível por causa do programa de iniciação a docência, PIBID, e do programa de educação tutorial, PET, que proporcionou a oportunidade de contato com a sala de aula, a fim de contribuir para a melhoria do ensino de Física.Downloads
Publicado
18-10-2016
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
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