MONITORIA EM ESTUDOS DA LÍNGUA ESPANHOLA: MONITORIA NA REDE SOCIAL
Palavras-chave:
Monitoria. Facebook. EstudosResumo
Este trabalho tem por objetivo explanar acerca das atividades realizadas por uma bolsista e quatro voluntários do Projeto Monitoria em estudos da Língua Espanhola, do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza. A monitoria funcionou em atividades realizadas durante quatro meses com carga horária de 12h semanais. As atividades do projeto foram realizadas de três modos: agendamento de horário dos acadêmicos com os monitores, quanto a dúvidas sobre os conteúdos. Realização das oficinas na qual os monitores tentaram instigar os alunos a praticarem a oralidade, leitura e a audição da Língua Espanhola e postagens no facebook relacionadas aos estudos realizados nos componentes de língua espanhola e às culturas de países hispânicos. Dessas três partes, este trabalho se debruça mais às atividades da rede social. O facebook da monitoria tem 342 amigos e o número de participantes que acompanham essa rede social, é de aproximadamente, 100 pessoas. As postagens se dividem em socioculturais e gramaticais. Dentre elas, há músicas, vídeos com indicações de filmes, curiosidades sobre alguns países hispânicos, poemas, materiais trabalhados nos componentes de língua espanhola, bibliografia e obras de autores renomados da literatura hispânica e, ainda, indicações de livros. Quanto às curtidas das postagens no facebook, em média, são 25 por postagem. A monitoria, por meio do facebook, representa uma amostra da aprendizagem coletiva na cibercultura, descrita por Lévy (2010), e proporciona aos acadêmicos, que não podem acompanhar os estudos da monitoria presencialmente, uma oportunidade de estudar e sanar dúvidas por meio dessa rede social. Por isso, conclui-se que ela pode funcionar com atendimentos não-presenciais para os estudos da Língua Espanhola.
Referências
Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.