MONITORIA EM ESTUDOS DA LÍNGUA ESPANHOLA: MONITORIA NA REDE SOCIAL

Autores

  • Angélica Margaret Barbosa Cortez "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
  • Amanda Tonetto "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
  • Naiane Carolina Menta Três "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"

Palavras-chave:

Monitoria. Facebook. Estudos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explanar acerca das atividades realizadas por uma bolsista e quatro voluntários do Projeto Monitoria em estudos da Língua Espanhola, do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza. A monitoria funcionou em atividades realizadas durante quatro meses com carga horária de 12h semanais. As atividades do projeto foram realizadas de três modos: agendamento de horário dos acadêmicos com os monitores, quanto a dúvidas sobre os conteúdos. Realização das oficinas na qual os monitores tentaram instigar os alunos a praticarem a oralidade, leitura e a audição da Língua Espanhola e postagens no facebook relacionadas aos estudos realizados nos componentes de língua espanhola e às culturas de países hispânicos. Dessas três partes, este trabalho se debruça mais às atividades da rede social. O facebook da monitoria tem 342 amigos e o número de participantes que acompanham essa rede social, é de aproximadamente, 100 pessoas. As postagens se dividem em socioculturais e gramaticais. Dentre elas, há músicas, vídeos com indicações de filmes, curiosidades sobre alguns países hispânicos, poemas, materiais trabalhados nos componentes de língua espanhola, bibliografia e obras de autores renomados da literatura hispânica e, ainda, indicações de livros. Quanto às curtidas das postagens no facebook, em média, são 25 por postagem. A monitoria, por meio do facebook, representa uma amostra da aprendizagem coletiva na cibercultura, descrita por Lévy (2010), e proporciona aos acadêmicos, que não podem acompanhar os estudos da monitoria presencialmente, uma oportunidade de estudar e sanar dúvidas por meio dessa rede social. Por isso, conclui-se que ela pode funcionar com atendimentos não-presenciais para os estudos da Língua Espanhola.

Biografia do Autor

  • Angélica Margaret Barbosa Cortez, "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"

    Acadêmica do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza, PR. Bolsista do Projeto Monitoria em Estudos da Língua Espanhola. angelicambcortez@gmail.com

  • Amanda Tonetto, "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
    Acadêmica do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza, PR. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e voluntária do Projeto Monitoria em Estudos da Língua Espanhola. amandatonetto.at@gmail.com
  • Naiane Carolina Menta Três, "Universidade Federal da Fronteira Sul Realeza"
    Docente de Língua Espanhola no Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza, PR. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e coordenadora do projeto de Monitoria em Estudos da Língua Espanhola. naiane.menta@uffs.edu.br

Referências

Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

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Publicado

22-09-2016

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino