A ALFABETIZAÇÃO E O SENTIDO POÉTICO DO APRENDER: EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS EM DEBATE

Autores

  • MAIQUELI DAL SOGLIO Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • TATIANE FÁTIMA LAPINSKI Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • DENISE KNORST DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL ERECHIM
  • ADRIANA REGINA SANCEVERINO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL ERECHIM

Resumo

Resumo: O presente artigo relata experiências das autoras no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim/RS, a partir do Subprojeto de Pedagogia: Alfabetização e Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva refletir sobre as contribuições da vivência poética para as crianças no processo de alfabetização, bem como a importância da leitura de poemas na escola. Apresenta, com base nas observações das autoras, bem como de suas inserções em turma de alfabetização, as seguintes hipóteses: a poesia  é um gênero pouco explorado pelos(as) professores(as), mas quando trabalhado com estratégias didáticas adequadas é bem apreciado pelos(as) alunos(as); a leitura de poemas de maneira a revelar o ritmo e os sons das palavras é uma forma de auxiliar as crianças no desenvolvimento da fala e já prepará-las  para a alfabetização. Como procedimentos metodológicos, iniciamos com o levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônicos. Nas atividades realizadas no PIBID, durante a observação das aulas do(a) professor(a) regente, observamos e problematizamos a insuficiência de atividades que envolvam a poesia como gênero literário nas práticas alfabetizadoras, como contribuição para o desenvolvimento pleno da infância. Buscamos sustentação teórica em ALBUQUERQUE (2007), e em PANTUZA (2012), DOMINGUES (2014), para compreensão da alfabetização e em SILVA & RAMOS(2014) e RESENDE (2007), um estudo da poesia como gênero textual importante para os processos de alfabetização,  entre outros pesquisadores. Resultados parciais indicam que o gênero poesia é pouco utilizado pelos(as) docentes, porém traz inúmeras contribuições para alfabetização, estimula a criatividade, a imaginação e o prazer pela leitura, revela aspectos importantes da linguagem, entre outros inúmeros benefícios.

 

Palavras-Chaves: Iniciação a Docência, Poesia, Anos Iniciais, Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

  • MAIQUELI DAL SOGLIO, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
    Acadêmica da 4ª fase  do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS - Campus Erechim/RS e bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - (PIBID/MEC/CAPES), Subprojeto Pedagogia da UFFS.
  • TATIANE FÁTIMA LAPINSKI, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
    Acadêmica da 6ª fase  do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS - Campus Erechim/RS e bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - (PIBID/MEC/CAPES), Subprojeto Pedagogia da UFFS –  Campus Erechim.
  • DENISE KNORST DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL ERECHIM
    Professora da UFFS / Campus Erechim e Coordenadora do PIBID/MEC/CAPES Subprojeto Pedagogia da UFFS –  Campus Erechim. denise.silva@uffs.edu.br. Orientadora
  • ADRIANA REGINA SANCEVERINO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL ERECHIM
    Professora da UFFS / Campus Erechim e Coordenadora do PIBID/MEC/CAPES Subprojeto Pedagogia da UFFS –  Campus Erechim. adriana.sanceverino@uffs.edu.br. Orientadora

Downloads

Publicado

29-08-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino