DIVERTINDO-SE COM A QUÍMICA: O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR MEIO DO LÚDICO

Autores

  • Katia da Costa Leite Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus- Laranjeiras do Sul

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de química. Jogos didáticos. Atividade lúdica. Educação do Campo.

Resumo

Resumo: O conhecimento químico é essencial para o desenvolvimento social e cultural de um povo. O conhecimento químico proporcionou/proporciona ao homem desenvolver novos materiais, sintetizar novos medicamentos, desenvolver tecnologias para o tratamento de diversas doenças, desenvolver tecnologias para o tratamento de efluentes e resíduos, entre outros avanços. No entanto, a maneira como vem sendo trabalhado na escola o tornou sinônimo de frustração para grande parte dos educandos. O ensino verbalizado e descontextualizado é a principal causa e reduz o ensino de química a um simples decorar de conceitos e fórmulas, despertando pouco interesse dos estudantes. Atualmente, para quebrar com essa forma de organização docente, vários estudos apontam para métodos pedagógicos alternativos, que incluam a realidade do educando, aproximem o conteúdo de seu contexto e que também consigam atraí-los e motivá-los quanto à aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho desenvolve um estudo que se propõe a pensar a importância dos jogos na formação docente e a reconstrução de suas características metodológicas com vistas na contextualização, interdisciplinaridade e desenvolvimento humano. Neste trabalho é feita uma revisão de como os jogos e atividades lúdicas podem ser utilizados como estratégias para o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Ciências Naturais, em especial para a disciplina de Química. Os jogos desenvolvidos nesta pesquisa, foram o Bingo, o Ludo e a Amarelinha que foram aplicados nas turmas de Química na Educação Básica I e Química na Educação Básica II ofertadas no curso de Interdisciplinar em Educação no Campo no primeiro semestre de 2016. Esses jogos buscaram abordar diferentes conteúdos de química, trabalhados ao longo do Ensino Médio. A verificação da aprendizagem e a motivação dos educandos com relação aos jogos desenvolvidos foi realizada mediante a observação direta dos participantes e a aplicação de questionário com questões objetivas e abertas. Como resultado verificou-se que a maioria dos acadêmicos mostraram-se motivados e ressaltaram em suas respostas a importância da inclusão de jogos e brincadeiras como recursos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

23-09-2016

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino