JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR QUÍMICA
Palavras-chave:
Trabalho acadêmico, Estratégia interativa, Construção do conhecimentoResumo
As atividades lúdicas são metodologias que fortalecem a aprendizagem, com o intuito de desenvolver cognitivamente, cooperativamente e motivador o gosto pela disciplina em exercício. Deste modo, um dos instrumentos estratégicos são os jogos pedagógicos, que se tornaram ferramentas interativas entre os agentes envolvidos na ação ensino e aprendizagem; por meio da união entre simbologia, memorização e discussão. No ensino de química, a adoção desse recurso ocorre como exposição do conteúdo, ilustração de pontos importantes e revisão de conceitos. Assim, o trabalho teve como objetivo pesquisar e confeccionar um jogo didático relacionado aos conteúdos da disciplina do semestre, bem como ser jogado entre os colegas e também servir como material para o Estágio curricular. O estudo foi desenvolvido no componente curricular de Química na Educação Básica I, no curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim-RS. O jogo didático elaborado foi intitulado “Trinca Covalente”, contemplando o conteúdo de ligações químicas, principalmente as covalentes. Este, constituiu-se num total de 54 cartas, as quais continham separadamente as formulas de Lewis e estrutural, além da representação com nome da substância formada. O intuito desta atividade lúdica foi fazer com que os alunos organizassem as cartas em trinca, unindo a molécula presente nas três fórmulas diferentes. Ao testá-lo, perceberam-se algumas limitações sobre as regras e até de conceitos estudados em aula, no entanto, no decorrer das partidas estas dúvidas foram desaparecendo. Nesse contexto, pode-se afirmar que os jogos didáticos propiciaram um ambiente descontraído para os acadêmicos, além da produção de materiais para usos futuros. Percebe-se o grande impacto dos jogos didáticos como uma ferramenta de ensino, podendo auxiliar na construção do conhecimento. Visto que se constatou pelos relatos dos próprios discentes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, a motivação no uso dos jogos didáticos na disciplina de Química na educação básica I, quando puderam jogar entre eles, além de citarem como uma ferramenta atrativa para ser usada nos estágios curriculares, pois poderá auxiliá-los para um ensino mais descontraído, propiciando ao mesmo tempo a sociabilização entre os alunos, a importância de trabalhar em equipe e o comprimento de regras.
Palavras-chave: Trabalho acadêmico. Estratégia interativa. Construção do conhecimento.
Referências
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