JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR QUÍMICA

Autores

  • Silas SOLIGO Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Viviane LIMA Professora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Fase VI, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS.

Palavras-chave:

Trabalho acadêmico, Estratégia interativa, Construção do conhecimento

Resumo

As atividades lúdicas são metodologias que fortalecem a aprendizagem, com o intuito de desenvolver cognitivamente, cooperativamente e motivador o gosto pela disciplina em exercício. Deste modo, um dos instrumentos estratégicos são os jogos pedagógicos, que se tornaram ferramentas interativas entre os agentes envolvidos na ação ensino e aprendizagem; por meio da união entre simbologia, memorização e discussão. No ensino de química, a adoção desse recurso ocorre como exposição do conteúdo, ilustração de pontos importantes e revisão de conceitos. Assim, o trabalho teve como objetivo pesquisar e confeccionar um jogo didático relacionado aos conteúdos da disciplina do semestre, bem como ser jogado entre os colegas e também servir como material para o Estágio curricular. O estudo foi desenvolvido no componente curricular de Química na Educação Básica I, no curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim-RS. O jogo didático elaborado foi intitulado “Trinca Covalente”, contemplando o conteúdo de ligações químicas, principalmente as covalentes. Este, constituiu-se num total de 54 cartas, as quais continham separadamente as formulas de Lewis e estrutural, além da representação com nome da substância formada. O intuito desta atividade lúdica foi fazer com que os alunos organizassem as cartas em trinca, unindo a molécula presente nas três fórmulas diferentes. Ao testá-lo, perceberam-se algumas limitações sobre as regras e até de conceitos estudados em aula, no entanto, no decorrer das partidas estas dúvidas foram desaparecendo. Nesse contexto, pode-se afirmar que os jogos didáticos propiciaram um ambiente descontraído para os acadêmicos, além da produção de materiais para usos futuros. Percebe-se o grande impacto dos jogos didáticos como uma ferramenta de ensino, podendo auxiliar na construção do conhecimento. Visto que se constatou pelos relatos dos próprios discentes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, a motivação no uso dos jogos didáticos na disciplina de Química na educação básica I, quando puderam jogar entre eles, além de citarem como uma ferramenta atrativa para ser usada nos estágios curriculares, pois poderá auxiliá-los para um ensino mais descontraído, propiciando ao mesmo tempo a sociabilização entre os alunos, a importância de trabalhar em equipe e o comprimento de regras.

 

Palavras-chave: Trabalho acadêmico. Estratégia interativa. Construção do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Silas SOLIGO, Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
    JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR QUÍMICA

     

    Silas Cleiton Soligo [1]

    Viviane de Almeida Lima [2]

     

    RESUMO: As atividades lúdicas são metodologias que fortalecem a aprendizagem, com o intuito de desenvolver cognitivamente, cooperativamente e motivador o gosto pela disciplina em exercício. Deste modo, um dos instrumentos estratégicos são os jogos pedagógicos, que se tornaram ferramentas interativas entre os agentes envolvidos na ação ensino e aprendizagem; por meio da união entre simbologia, memorização e discussão. No ensino de química, a adoção desse recurso ocorre como exposição do conteúdo, ilustração de pontos importantes e revisão de conceitos. Assim, o trabalho teve como objetivo pesquisar e confeccionar um jogo didático relacionado aos conteúdos da disciplina do semestre, bem como ser jogado entre os colegas e também servir como material para o Estágio curricular. O estudo foi desenvolvido no componente curricular de Química na Educação Básica I, no curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim-RS. O jogo didático elaborado foi intitulado “Trinca Covalente”, contemplando o conteúdo de ligações químicas, principalmente as covalentes. Este, constituiu-se num total de 54 cartas, as quais continham separadamente as formulas de Lewis e estrutural, além da representação com nome da substância formada. O intuito desta atividade lúdica foi fazer com que os alunos organizassem as cartas em trinca, unindo a molécula presente nas três fórmulas diferentes. Ao testá-lo, perceberam-se algumas limitações sobre as regras e até de conceitos estudados em aula, no entanto, no decorrer das partidas estas dúvidas foram desaparecendo. Nesse contexto, pode-se afirmar que os jogos didáticos propiciaram um ambiente descontraído para os acadêmicos, além da produção de materiais para usos futuros. Percebe-se o grande impacto dos jogos didáticos como uma ferramenta de ensino, podendo auxiliar na construção do conhecimento. Visto que se constatou pelos relatos dos próprios discentes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, a motivação no uso dos jogos didáticos na disciplina de Química na educação básica I, quando puderam jogar entre eles, além de citarem como uma ferramenta atrativa para ser usada nos estágios curriculares, pois poderá auxiliá-los para um ensino mais descontraído, propiciando ao mesmo tempo a sociabilização entre os alunos, a importância de trabalhar em equipe e o comprimento de regras.

     

    Palavras-chave: Trabalho acadêmico. Estratégia interativa. Construção do conhecimento.

     


    [1] Aluno do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Fase VI, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS. silas.soligo@yahoo.com

    [2] Professora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Fase VI, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS. Mestra em Educação-UPF. viviane.lima@uffs.edu.br

     

     

     

  • Viviane LIMA, Professora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Fase VI, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS.
    JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR QUÍMICA

     

    Silas Cleiton Soligo [1]

    Viviane de Almeida Lima [2]

     

    RESUMO: As atividades lúdicas são metodologias que fortalecem a aprendizagem, com o intuito de desenvolver cognitivamente, cooperativamente e motivador o gosto pela disciplina em exercício. Deste modo, um dos instrumentos estratégicos são os jogos pedagógicos, que se tornaram ferramentas interativas entre os agentes envolvidos na ação ensino e aprendizagem; por meio da união entre simbologia, memorização e discussão. No ensino de química, a adoção desse recurso ocorre como exposição do conteúdo, ilustração de pontos importantes e revisão de conceitos. Assim, o trabalho teve como objetivo pesquisar e confeccionar um jogo didático relacionado aos conteúdos da disciplina do semestre, bem como ser jogado entre os colegas e também servir como material para o Estágio curricular. O estudo foi desenvolvido no componente curricular de Química na Educação Básica I, no curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim-RS. O jogo didático elaborado foi intitulado “Trinca Covalente”, contemplando o conteúdo de ligações químicas, principalmente as covalentes. Este, constituiu-se num total de 54 cartas, as quais continham separadamente as formulas de Lewis e estrutural, além da representação com nome da substância formada. O intuito desta atividade lúdica foi fazer com que os alunos organizassem as cartas em trinca, unindo a molécula presente nas três fórmulas diferentes. Ao testá-lo, perceberam-se algumas limitações sobre as regras e até de conceitos estudados em aula, no entanto, no decorrer das partidas estas dúvidas foram desaparecendo. Nesse contexto, pode-se afirmar que os jogos didáticos propiciaram um ambiente descontraído para os acadêmicos, além da produção de materiais para usos futuros. Percebe-se o grande impacto dos jogos didáticos como uma ferramenta de ensino, podendo auxiliar na construção do conhecimento. Visto que se constatou pelos relatos dos próprios discentes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, a motivação no uso dos jogos didáticos na disciplina de Química na educação básica I, quando puderam jogar entre eles, além de citarem como uma ferramenta atrativa para ser usada nos estágios curriculares, pois poderá auxiliá-los para um ensino mais descontraído, propiciando ao mesmo tempo a sociabilização entre os alunos, a importância de trabalhar em equipe e o comprimento de regras.

     

    Palavras-chave: Trabalho acadêmico. Estratégia interativa. Construção do conhecimento.

     


    [1] Aluno do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Fase VI, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS. silas.soligo@yahoo.com

    [2] Professora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Fase VI, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS. Mestra em Educação-UPF. viviane.lima@uffs.edu.br

Referências

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.

FACETOLA, P.B.M. et al. Os jogos educacionais de cartas como estratégia de ensino em química. Química Nova na Escola, v.34, n.4, p. 248-255, nov. 2012.

SILVA, T. P. da. A utilização do jogo ludo químico como instrumento motivador e facilitador da aprendizagem de cinética química na 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor José Aballa. 2012. 54 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Química) – Curso de Química, Universidade Estadual de Goiás. Anápolis, 2012.

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Publicado

21-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino