REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO COM A MONITORIA DE LITERATURA

Autores

  • Taciana Gallas Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões a partir do trabalho realizado na monitoria de literatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, no primeiro semestre letivo de 2016 desenvolvido no curso de Letras – Português e Espanhol. As atividades de Monitoria de Literatura tiveram como objetivo o atendimento regular semanal aos estudantes matriculados em componentes curriculares da área dos estudos literários. A prioridade estabelecida para a monitora foi o atendimento aos componentes curriculares de “Introdução aos estudos literários”, de “Tópicos de Crítica Literária” e de “Literatura Infantil e Juvenil”, procurando auxiliar os estudantes na resolução de suas dúvidas e orientá-los em suas avaliações. O projeto também propôs o debate dos textos literários que são propostos no plano de ensino dos componentes curriculares, bem como,  orientações para produções escritas. Além de leitura e debate sobre textos literários foram abordados textos teóricos referentes ao componente curricular “Literatura Infantil e Juvenil”, e também, referente à problematização quanto à definição de Autobiografia e Autoficção presente no componente curricular “Tópicos de Crítica Literária”. O auxílio aos discentes ocorreu em horários alternativos, tanto por redes sociais, como também, com debates que ocorreram na universidade com os grupos que buscavam auxílio para a realização dos trabalhos. Também foi oferecida a toda comunidade acadêmica uma oficina de análise de textos literários que ocorreram em três encontros, a fim de discutir excertos de romances, poemas e contos, como também, sobre questões de ensino e aprendizagem de literatura. A partir dos debates realizados na oficina, assim como durante o auxílio e as apresentações de trabalhos nas aulas de literatura, percebeu-se que os discentes ficaram cada vez mais entusiasmados pela leitura de outros textos literários, principalmente pelos textos que outros colegas leram e compartilharam impressões. Desse modo, percebe-se que a literatura tem sido vista de diferente forma com os trabalhos realizados, provocando os discentes a realizarem mais leituras e a conseguirem enfrentar certas dificuldades quanto à relação entre teoria e análise de textos. Dessa forma, o monitor aprende em conjunto com o professor orientador, assim como com os demais estudantes. Sendo assim, a monitoria oferece um grande desenvolvimento ao monitor e uma maior preparação quanto à formação docente. Portanto, no meio acadêmico se fazem várias discussões sobre o ensino e aprendizagem em sala de aula de forma a preparar os futuros docentes, e a monitoria tem disponibilizado uma grande experiência à monitora envolvida, de forma que se percebam questões entre teoria e prática e sobre o processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

17-10-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino