SEYMOUR PAPERT: DA MÁQUINA DAS CRIANÇAS A LINGUAGEM LOGO
Palavras-chave:
tecnologia, educação, aprendizagem, software, Logo.Resumo
A utilização das novas tecnologias nos processos de ensino - aprendizagem tem sido discutido de diferentes maneiras no campo da educação. O objetivo deste resumo é sintetizar a ideia de Seymour Papert, sobre o livro “A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática”, edição revisada em 2008. Papert e outros pesquisadores criaram a ferramenta software Logo em 1960, como uma nova linguagem de computador na aprendizagem. O Logo, trouxe ideias enriquecedoras na educação mundial na área da tecnologia de comunicação e informação (TIC). Esse software utiliza a tartaruga como ícone de uma linguagem comandada pela criança, que se sente parte dela, possibilitando a autonomia intelectual e considerando o educando como provedor de informação e conhecimento. Dessa maneira, a máquina do conhecimento abordado, não é somente informações inseridas no computador e sim o esforço do aluno para inserir conhecimento. Perante isso, a criança se coloca como pesquisadora, analisando e refletindo seu próprio processo de aprendizagem, reconstruindo novos esquemas de assimilação e acomodação para criar e recriar novas aprendizagens científicas, sendo uma forma prazerosa de aprendizagem pelo Logo. Essa ferramenta computacional, possibilita ao educador e a crianças se tornarem pesquisadores e realizadores da sua própria formação. Contudo, por meio da evolução da tecnologia e maior facilitação da criança em seu uso, foram criadas várias versões de Logo com intuito de possibilitar um maior contato no desenvolvimento da aprendizagem da mesma. Assim, em defesa a tecnologia na educação como uma forma de ferramenta de mediação e construção do conhecimento científico, deve-se tornar o computador acessível e disponível para os alunos.
Referências
“A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática” - Seymour Papert (2008)
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