Formação docente nas licenciaturas: algumas contribuições para essa discussão
Palavras-chave:
Formação Docente, Reconstrução dos Saberes, Ensino-aprendizagem.Resumo
O propósito deste trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão que teve como objetivo a promoção de debates teórico-metodológicos acerca do ensino-aprendizagem, possibilitando a estudantes das licenciaturas, professores da Educação Básica e comunidade escolar, um momento de reflexão sobre a educação e a formação docente, desde seu início, na graduação, até a formação continuada. O referido projeto contou com a colaboração de docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, Paraná. Essa interação propiciou uma discussão interdisciplinar entorno da reconstrução dos saberes, a partir de minicursos com duração de 8 horas/aula, ocorridos num primeiro momento no espaço da própria universidade e, num segundo momento, em uma escola da Rede Pública Estadual, no referido município. No período letivo de 2015.2 foram organizados sete minicursos, sendo esses, A aprendizagem significativa e a elaboração de mapas conceituais; História Local e micro-história; Astronomia: do senso comum ao conhecimento científico; O meu aluno “fala errado”: sobre o processo de aquisição da linguagem pela criança; A potencialidade da linguagem na formação de professores; Poesia, cultura e história do Brasil: uma abordagem interdisciplinar através das letras da música popular brasileira; e “O reino das palavras”: intertextualidade, dialogismo, literatura. Num segundo momento, 2016.1, foram realizados quatro minicursos, sendo esses, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; História da literatura afro-brasileira: subsídios para a educação das relações étnico-raciais; O processo avaliativo como elemento indissociável do ensinar e aprender; e Produção de Textos Escrito e Oral na Educação Básica e Superior. As discussões acerca desses temas atingiram um público diversificado, funcionários das escolas em geral, não apenas professores, contando com a participação de dezoito pessoas, e alunos da UFFS, aqui com vinte e dois participantes. Os temas abordados visaram contribuir com o processo de formação inicial e continuada de docentes da Educação Básica, considerando que é a partir desses diálogos e problematizações que o conhecimento é construído e reconstruído, significado e ressignificado. Essa prática também possibilitou uma aproximação entre Universidade e Escola, e o resultado das discussões evidenciou a necessidade de um tempo de formação permanente. Questão que foi reforçada na fala dos participantes e proposto a continuidade desse projeto, porém com um tempo maior para tratar de cada tema proposto no projeto. Devido aos limites normativos deste texto, apresentamos os resultados de duas oficinas. No que tange à educação especial, com ênfase nas deficiências auditivas e visuais, foram debatidos problemas que as escolas enfrentaram, e que demandavam de esclarecimentos. Outro debate que também foi proposto maior tempo de discussão envolve a questão da produção textual. A necessidade de produzir textos coesos e coerentes e de propor sobre essa prática um processo de aprendizagem mais eficiente em sala de aula, evidenciou a importância de debater mais questões sobre a correção textual. Portanto, sem dissensões dos colaborares, esse projeto ainda tem muito a contribuir. Nesse sentido, o projeto começa a tomar outros rumos e discute agora parcerias futuras.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.