CONHECENDO OS LABORATÓRIOS E OBSERVANDO A DIVERSIDADE DE FAUNA E FLORA DA REGIÃO
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Biodiversidade regional, Estágio SupervisionadoResumo
O presente resumo tem por finalidade a apresentação e discussão das atividades desenvolvidas no Componente Curricular de Estágio Supervisionado II, que objetivou a realização de diferentes assuntos que envolvessem o ensino de Ciências/Biologia, salientando a importância da biodiversidade regional, que acaba passando despercebida em diversas ocasiões do cotidiano. Partindo do princípio de que os alunos estão acostumados a aulas majoritariamente expositivas, com aprendizado apenas por meio de livros e figuras, foi proposta a realização de uma atividade que, além de englobar os assuntos já vistos em sala de aula, viesse a aproximar o aluno do meio em que vive, fazendo com que o mesmo percebesse a diversidade existente a sua volta e pudesse retratá-la. Para isso, foram visitadas três turmas do sexto ano de duas escolas municipais de Cerro Largo – RS, onde foi explicado o que havia sido pensado em se realizar, propondo aos alunos a confecção de desenhos e o registro, por meio de fotos, da fauna e flora da nossa região. Como forma de chamar ainda mais a atenção para a questão ambiental e a diversidade existente em nossa volta, foi realizada a caracterização do Laboratório de Práticas Integradoras de Campo, onde buscou-se reproduzir um ambiente natural. Houve uma pequena contribuição dos alunos com desenhos, sendo desnecessário selecioná-los para a exposição durante a visita da comunidade aos laboratórios, onde os mesmos foram expostos. Os melhores desenhos, escolhidos a partir de votação do público presente, foram premiados com mudas de árvores doadas pelo projeto “Flora: conhecer para preservar”. Durante a visitação da comunidade à universidade, que ocorreu durante o evento “Vem pra UFFS”, realizou-se um momento de apresentação dos trabalhos e materiais coletados e utilizados por alunos e professores da instituição. Com a realização da atividade, foi possível observar que, a oportunidade de conhecer o trabalho realizado na universidade despertou um maior interesse nos alunos sobre as diversas áreas que o curso de Ciências Biológicas abrange, sendo uma realidade tão próxima, mas que por vezes passa despercebida, devido a sua complexidade quando não abordada da maneira correta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.