MONITORIA EM BIOQUÍMICA: A FUNÇÃO DO MONITOR
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Ensino de GraduaçãoResumo
O campo bioquímico nem sempre é algo de fácil compreensão para boa parte dos acadêmicos. A monitoria é uma das modalidades de ensino-aprendizagem que se mostra de extrema importância para ajudar solucionar esse tipo de problema. Ao longo do período letivo tanto para o monitor, o qual desenvolve e aperfeiçoa os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, como para os acadêmicos matriculados no componente curricular de bioquímica se faz de extrema importância o papel da monitoria. Os estudantes, muitas vezes, encontram diversas dificuldades na compreensão do conteúdo bioquímico ministrado. A partir disso, o acadêmico, enquanto monitor e futuro docente tem a oportunidade de desenvolver o componente curricular como futuro profissional. O acadêmico monitorando, por sua vez, revê o conteúdo, anteriormente trabalhado em sala, e busca nova compreensão do tema abordado. Nesse sentido, há uma troca mutua de conhecimento quer seja no sentido prático quer seja no sentido teórico. O auxílio aos estudantes se dá em diferentes aspectos tais como: estudos, trabalhos, práticas laboratoriais, atendimento aos diversos acadêmicos do componente curricular na resolução de questões propostas, indicação de bibliografias para estudo. Para isso, a metodologia desenvolvida durante a vigência da monitoria foram técnicas teóricas e práticas didático-pedagógicas capazes de facilitar a compreensão da área bioquímica. Desse modo, a grande quantidade de alunos que obteve a aprovação e fixação do conhecimento mostra-se satisfatória e relevante já que o tema bioquímico, geralmente, é, em primeiro instante, observado como algo complexo. Assim, a satisfatória oportunidade de desenvolver a monitoria mostra-se de extrema importância para formação acadêmica e também na contribuição efetiva no auxílio aos diversos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.