OS RECURSOS PEDAGÓGICOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID EM REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO.

Autores

  • Amanda Cauana Pereira Da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Adriana Regina Sanceverino Professora da UFFS / Campus Erechim e Coordenadora do PIBID/MEC/CAPES Subprojeto Pedagogia da UFFS –Campus Erechim.
  • Denise Knorst da Silva Professora da UFFS / Campus Erechim e Coordenadora do PIBID/MEC/CAPES Subprojeto Pedagogia da UFFS –Campus Erechim.

Resumo

O presente artigo é resultado de experiência das autoras no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/Campus Erechim/RS a partir do Subprojeto de Pedagogia: Alfabetização e Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva refletir sobre a utilização de recursos pedagógicos pelo(a) professor(a), bem como analisar o interesse dos(as) estudantes, do 4º ano do ensino fundamental, na utilização destes recursos durante o processo de ensino e aprendizagem. Problematiza como o(a) professor(a) pode utilizar os recursos didáticos pedagógicos de maneira a contribuir no processo ensino-aprendizagem dos(as) educandos(as), em uma escola estadual, em Erechim, Norte do Rio Grande do Sul. Como procedimentos metodológicos, iniciamos com o levantamento bibliográfico por meio de consultas a livros e artigos disponíveis em acervos públicos ou meios em eletrônicos. Nas atividades realizadas, durante as observações das aulas do(a) professor(a) regente, percebemos as dificuldades no tocante a utilização dos recursos didáticos pedagógicos. Apresenta, com base nas observações iniciais, as seguintes hipóteses: há apenas práticas pedagógicas tradicionais, há poucos recursos pedagógicos disponíveis, uso rotineiro apenas do livro didático e há falta de estratégias de ensino por parte do(a) professor(a). Como aporte teórico buscamos sustentação em SOUZA, S. E, (2007); CASTOLDI, R. & POLINARSKI, C. A, (2009), entre outros. Os resultados, ainda que parciais, evidenciam que o(a) docente se sente desmotivado pelas varias tentativas de práticas pedagógicas com diferentes recursos que não resultam positivamente; a falta de apreço, por parte dos(as) educandos(as) em relação aos estudos; poucos alunos  demonstram interesse em aprender.

Referências

CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIA E TECNOLOGIA. Ponta Grossa, PR, 2009. Disponível em:< http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/8%20Ensinodecienciasnasseriesiniciais/Ensinodecienci asnasseriesinicias_Artigo2.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: “INFANCIA E PRATICAS EDUCATIVAS”. Maringá, PR, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015II/slides/Rec%20Didaticos%20%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf . Acesso em: 04 jul. 2016.

Downloads

Publicado

02-09-2016

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino